A qualidade do seu sono será prejudicada
Stress, raiva e outros sentimentos pesados são conhecidos por disparar o corpo numa resposta de luta ou fuga, desencadeando a libertação de catecolaminas, que incluem adrenalina e noradrenalina. Isso resulta num aumento na frequência cardíaca, pressão arterial e frequência respiratória. Adormecer e permanecer adormecido é muito mais difícil.
Menos sono prejudica sua saúde geral
A ciência já estabeleceu que a qualidade do sono influencia diretamente a saúde geral. Um estudo de 2010 descreve o sono como “terapia durante a noite”. Durante o sono, e especialmente nos estágios do sono profundo chamados REM, o cérebro processa e estabiliza as emoções, um processo que afeta o humor no dia seguinte. As emoções negativas desencadeiam a libertação do cortisol, a hormona do stress, que pode causar doenças físicas e mentais.
É mais difícil abandonar os sentimentos negativos
O sono amplia as emoções e os pensamentos, para melhor ou para pior. Embora não estejamos conscientes, o cérebro está muito ativo durante o sono; ele processa e armazena novas informações na memória longa ou curta. A raiva é armazenada nas porções de memória de longo prazo do cérebro. Isso significa que uma experiência negativa pode ser reduzida se ficar acordado depois de ela ocorrer, enquanto o sono “sela” as emoções ruins que surgem da experiência e as solidifica.
Envia uma mensagem negativa ao seu parceiro(a)
Se o motivo de sua raiva for uma discussão com seu companheiro(a) e você decidir ir para a cama ainda com raiva, isso enviará a mensagem de que seu relacionamento e o bem-estar de seu parceiro são menos importantes do que “vencer” a discussão.
Mata a intimidade a longo prazo
Ir para a cama frequentemente sentindo raiva do seu parceiro cria um padrão doentio e destrói oportunidades potenciais de intimidade física. A intimidade requer vulnerabilidade, o que só é possível quando se está relaxado e confortável com a outra pessoa.