A Madeira está novamente nomeada para os ‘World Cruise Awards’ na categoria de Melhor Destino Europeu de Cruzeiros. A região vai assim tentar conquistar pelo segundo ano consecutivo este galardão. Além da Madeira, estão nomeados Atenas, Barcelona, Dubrovnik, Kotor, Lisboa, Londres, Monte Carlo, Nice, Oslo e Roma. A votação online decorre até dia 15 de setembro.
Na época alta de 2022-2023, os Portos da Madeira continuaram em alta, tendo registado um movimento de 557 824 passageiros (284 056 na época anterior), o que representa um crescimento de 104% relativamente ao período homólogo. De 1 de setembro de 2022 a 31 de maio de 2023, a média de passageiros por navio fixou-se nos 1 949, uma subida de 109% face aos 931 da época de 2021/2022. No mesmo período, registaram-se 286 escalas, menos oito que na época anterior, o que se explica pelo regresso à normalidade do sector, agora, com mais portos abertos e possibilidade de aventurar-se por outras rotas, numa altura de grande procura pelos cruzeiros.
Recorde-se que o prémio recebido no ano passado foi um reflexo do trabalho contínuo que a APRAM em articulação com os parceiros do setor tem desenvolvido ao longo dos últimos anos, o que permitiu que os Portos da Madeira se reinventassem e adaptassem às novas exigências do mercado, implementando normas de segurança e comodidade impostas pelos novos tempos, criando assim, condições para continuar a atrair as companhias de cruzeiros.
A criação da nova assinatura ´Your Safe Port’, em 2021, refletindo o novo posicionamento da marca, presente no filme promocional e na nova brochura institucional, o lançamento de várias campanhas de marketing digital a nível nacional e internacional assim como a presença nos principais encontros internacionais da Industria permitiram manter e reforçar a relação de proximidade com as várias companhias marítimas e parceiros do sector, o que acompanhado pelos bons resultados em termos de escalas de navios, posicionaram a Madeira como um destino consolidado e reconhecido a nível mundial.