Não é só a pele que precisa de cuidados extra no verão. O cabelo também. Saiba aqui quais

Assim como a alimentação e os cuidados com a pele se alteram de acordo com as estações do ano, também as rotinas do cabelo devem modificar.

E devemos fazê-lo porque as necessidades de todas as partes do nosso corpo alteram consoante a temperatura do ambiente e o nível de humidade, lê-se no naturalhairspa. Mais, durante o verão é quando mais sofremos de desidratação, a todos os níveis.

Por isso, durante esta época mais quente é essencial manter uma boa rotina capilar.

No verão, é necessária proteção e cuidado extra contra a exposição solar. Sol, vento, mar, cloro e areia agridem os cabelos, fazendo com que percam água e proteínas. Além disso, as radiações UVA/ B podem penetrar nos fios de cabelo, tal como na pele, e causar danos na sua estrutura.

Deste modo, é importante adotar alguns cuidados especiais:

  • Use sempre produtos com filtros UV. Estes bloqueiam os raios nocivos de penetrarem nos fios de cabelo;
  • Adote barreiras contra a luz solar, com guarda-sol, chapéus ou lenços, por exemplo. A proteção física é sempre muito importante e eficaz contra os danos solares;
  • Seque os cabelos após sair do mar ou da piscina, evitando assim que o sal e cloro fiquem acumulados e causem danos;
  • Mantenha o cabelo e o couro cabeludo sempre limpos pois o suor, o calor e a humidade podem facilitar problemas escamatórios;
  • Evite usar água quente na lavagem e deixe o cabelo solto, a secar naturalmente. Use o secador apenas quando for necessário;
  • Faça hidratações regulares. Apesar da maior humidade do ar, da exposição à água do mar e da piscina, os cabelos no verão tendem a ressecar.

E também necessário adotar uma rotina adequada:

Uma rotina onde são estabelecidos 3 importantes pontos a respeitar diariamente: Hidratação, Nutrição e Reconstrução:

  • a hidratação serve para repor a humidade natural
  • a nutrição é responsável por repor a oleosidade/ gordura natural do cabelo
  • a reconstrução vai permitir fortalecer a massa capilar

Elementos que conseguimos juntar optando por produtos específicos, com formulações adequadas à época. Optar pela escolha de produtos com índice de proteção solar também deve ser incluído nesta rotina. Além de proteger o cabelo dos raios UVA e UVB, vai ainda minimizar o envelhecimento, hidratar e selar a fibra capilar.

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...