Partilhar

Não se consegue lembrar de uma palavra em particular? Perceba aqui a razão

Se costuma ter uma palavra ou nome mesmo “debaixo da língua” sem a conseguir verbalizar, não se preocupe. Segundo os especialistas isso pode não ter nada a ver com problemas de memória.

7 Novembro 2019
Forever Young

Já nos aconteceu a todos. Estamos a meio de uma história ou de uma explicação e subitamente ficamos “presos” numa palavra. Não conseguimos verbaliza-la, apesar de termos uma sensação de que sabemos exatamente o que queríamos dizer. Mas infelizmente a palavra nunca “nos sai”.

Não é que nos falte vocabulário. Sabemos exatamente o que queremos dizer e já usámos anteriormente essa expressão ou palavra. Então afinal porque é que estas “falhas” acontecem? Será sinal de algo mais grave?

Segundo os especialistas, quando se esquece de uma palavra isto não significa que esta tenha desaparecido da sua memória. Ela ainda está lá, mas por uma qualquer razão algo está a bloquear a sua correta verbalização.

Muitos fatores podem contribuir para este “bloqueio”. De facto uma palavra é uma colectânea de diversas coisas e associações. Imagens, sentidos, pronunciação, representação, silabas, tudo isto faz parte da estrutura de conexões de uma palavra. Se por um qualquer motivo, uma ou várias destas coisas estejam com dificuldade em ser ativadas então isso pode justificar uma maior dificuldade em fazer a palavra sair da nossa boca. O stress, a fatiga e outras distrações são normalmente as causas mais habituais de uma ativação insuficiente de algumas destas estruturas.

No entanto, alguns problemas de saúde mais graves podem causar igualmente uma maior dificuldade em “aceder” a certas palavras. Uma incapacidade cerebral de encontrar palavras que estamos a tentar expressar pode ser sinal de lesão ou infeção cerebral, assim como de doenças degenerativas como o Alzheimer.

Os especialistas avisam que neste tipo de problemas de saúde existirão certamente outros sinais que serão mais visíveis e como tal, o sintoma ocasional de esquecimento, ou dificuldade em encontrar palavras certas, é apenas algo normal, que faz parte da vida de todos nós. Não é motivo de alarme.

É certo que esquecer uma palavra em particular pode ser uma experiência extremamente frustrante, mas na maioria dos casos este bloqueio resolve-se rapidamente após alguns momentos. A palavra, com algum esforço, acaba por voltar a surgir e podemos continuar com a nossa conversa.

Ao contrário do que pode pensar, no momento, até são os jovens que muitas vezes acabam por ficar mais ansiosos com este tipo de situações. Começam imediatamente a fazer um esforço tremendo e a experimentar diversas técnicas para auxiliar a mente a lembrar-se. Já os mais velhos tendem a ter uma maior paciência e a esperar simplesmente que a palavra chegue até eles.

É certo que alguns de nós, já mais envelhecidos, podemos ficar a pensar que algo pode estar errado com a nossa mente e com a nossa capacidade de nos lembrarmos das coisas. Começamos a pensar que pode estar relacionado com alguma doença grave que afete o funcionamento cognitivo das pessoas idosas. Mas tal como percebemos aqui hoje, um esquecimento de uma palavra não deve ser visto como um problema grave de memória. É apenas o que é: uma falha ao lembrarmo-nos de uma palavra. Nada mais.

Mais Recentes

W Algarve lança programação para a semana de Páscoa

há 24 minutos

Como lidar com as reuniões familiares nesta época festiva

há 1 hora

Hotéis Valverde celebram a Páscoa com programas especiais em Lisboa, Sintra e Santar

há 2 horas

“à Mesa com a Vista Alegre” espera por si numa viagem pela marca

há 3 horas

Escapadinhas de Páscoa com programas para toda a família

há 4 horas

Aqui a Páscoa comemora-se ao ar livre com caças de ovos, pinturas e pratos recheados de sabor

há 4 horas

Se o seu sonho é ir à Islândia esta noticia é para si: vai poder fazê-lo com 25% de desconto (nos voos)

há 5 horas

Pingo Doce abre o primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial

há 19 horas

Celeste adoça a Páscoa com o irresistível Folar de Limão

há 19 horas

Amoreiras Shopping Center apresenta Via Sacra num cenário imponente e interativo

há 20 horas

Taberna Londrina inaugura (amanhã) o terceiro restaurante em Lisboa

há 20 horas

À atenção de pais e avós: cyberbullying – 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas

há 20 horas

Unidade hoteleira 5 estrelas lança sobremesa inspirada no famoso Chocolate do Dubai

há 20 horas

PEN Norte-americano atribui a Mia Couto o Prémio PEN/Nabokov 2025

há 20 horas

Rock ‘n’ Metro acontece já amanhã no Metropolitano de Lisboa: saiba onde e a que horas

há 22 horas

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 22 horas

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 23 horas

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 24 horas

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 24 horas

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.