A Cruise Division do MSC Group realizou a primeira viagem da indústria com zero emissões de gases com efeito de estufa quando o seu mais recente navio emblemático da MSC Cruzeiros, o MSC Euribia, movido a gás natural liquefeito (LNG) deixou o estaleiro em Saint-Nazaire, França, – onde esteve a ser construído- a caminho da Cerimónia de Nomeação em Copenhaga, Dinamarca.
O novo navio, o 22.º navio a juntar-se à frota da MSC Cruzeiros, navegou durante quatro dias de Saint-Nazaire para Copenhaga e atingiu zero emissões de gases com efeito estufa, demonstrando que os cruzeiros com zero emissões são possíveis aos dias de hoje. O MSC Euribia partiu do porto francês no dia 3 de Junho e chegou à cidade dinamarquesa no dia 7 de Junho.
A MSC Cruzeiros adquiriu 400 toneladas de bio-LNG para mostrar o seu compromisso com a implementação de combustíveis renováveis e medidas de transição energética para a viagem pioneira de zero emissões. A Companhia é a primeira Companhia de cruzeiros do setor a comprar bio-LNG como fonte de combustível com reduções significativas nas emissões do ciclo de vida.
A velocidade e o itinerário da viagem inaugural do MSC Euribia foram concebidos especificamente para otimizar a configuração e as cargas dos motores para minimizar o consumo de combustível. Especialistas dedicados à eficiência energética, tanto da MSC Cruzeiros como do construtor do navio, Chantiers de l´Atlantique, estiveram a bordo da viagem com zero emissões para monitorizar e otimizar todos os aspetos desta viagem. O trabalho foi desenvolvido com o Comandante do navio, Capitão Stefano Battineli, e o Engenheiro-Chefe do MSC Euribia, Pasquale Mastellone.
Os especialistas em eficiência energética da MSC Cruzeiros situados em Londres monitorizaram e otimizaram continuamente todos os sistemas a bordo para minimizar a procura de energia, identificaram oportunidades adicionais para melhorar a eficiência energética em tempo real, mantendo ao mesmo tempo um elevado conforto para todos os passageiros a bordo.
Isso incluiu uma série de medidas, desde a configuração dos motores até a velocidade das ventoinhas de ar condicionado individuais nos camarotes de passageiros, juntamente com o itinerário e a otimização da velocidade e do itinerário.