Partilhar

Pare de reclamar a bem da sua saúde…e da saúde dos outros

E estes são os motivos.

22 Novembro 2022
Sandra M. Pinto

De acordo com um estudo do psicólogo Jeffrey Lohr, o ato de reclamar contagia o ambiente afetando de forma negativa as pessoas que ali estão.

O filósofo e cientista norte-americano Steven Parton, decidiu estudar por que o hábito de reclamar afeta negativamente o humor, criando um «estado de permanente mau humor»” em algumas pessoas.

«O cérebro constrói as suas conexões ao que é repetidamente exposto, por isso, quem está mais acostumado a reclamar e a ter pensamentos negativos induz a cabeça a fazê-lo noutros momentos», refere.

«Estar sempre a queixar-se pode fazer com que o cérebro faça sinapses “negativas”, ou seja, toda as vezes que pensamos, os neurónios libertam neurotransmissores, o que faz com que um se conecte ao outro. Criando essas supostas pontes, a informação vai sendo passada pelo cérebro, até que atinja seu objetivo», revela.

«Quanto mais reclamamos, mais o cérebro se acostuma a fazer conexões neurais, aquelas pontes, em caminhos que libertam sentimentos mais negativos e que  causam stress», afirma, «o melhor a fazer é reduzir o hábito de reclamar para que o cérebro se condicione a outros fatores».

 

Mais Recentes

«Estilo de vida contribui mais para um envelhecimento saudável do que os genes», diz estudo

há 19 minutos

Tem bichos da prata em casa? Cuidado: pode ser um sinal de alerta

há 31 minutos

Opinião: «Frio e chuva aumentam risco de doenças respiratórias em cães e gatos. Saiba o que fazer», Tiago Magalhães, médico veterinário

há 54 minutos

Cidade espanhola «considera levar Meghan Markle a tribunal». A causa: o logotipo da marca de luxo da duquesa apresenta «semelhanças impressionantes» com o brasão da localidade

há 1 hora

Banda desenhada de autor português premiada em Itália

há 2 horas

Google cria co-cientista de IA que colabora com cientistas biomédicos

há 2 horas

É aqui que estão sepultados os Papas: saiba por que Francisco quer quebrar a tradição (quando morrer)

há 2 horas

Funeral do Papa «está a ser preparado»: Guarda Suíça «em stand by para a morte do pontífice» após a noticia de que «talvez não sobreviva» à pneumonia

há 2 horas

Óbito: Morreu Jacqueline Sanders-van Maarsen, a melhor amiga de Anne Frank

há 2 horas

Prazo está a acabar: com a entrega do IRS a chegar não se esqueça de validar as faturas

há 3 horas

O alerta chega do lado de lá do Atlântico: «gripe das aves propaga-se a vacas e a veterinários»

há 3 horas

Pneumonia bilateral: especialistas explicam a condição que levou o Papa Francisco ao hospital

há 3 horas

Reveladas as 25 melhores praias da Europa: 4 delas são portuguesas

há 4 horas

Venha daí descobrir os percursos pelos festejos de Carnaval mais animados de Portugal

há 5 horas

Depois do sismo que atingiu a região de Lisboa regulador enviou às Finanças proposta para cobertura de risco sísmico

há 5 horas

“Aprende a proteger o teu corpo” chega aos escaparates das livrarias

há 5 horas

Aesop chega à Madeira com o The Reserve

há 5 horas

Portugal vai ser convidado de honra da feira internacional do livro de Praga

há 5 horas

“Barriga de cerveja”: é perigosa até para quem é considerado magro

há 5 horas

UE aprova acordo para reduzir o desperdício de alimentos e resíduos têxteis

há 5 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.