Nem dieta rigorosa nem Pilates: este é o hábito que deve implementar (já) se quer perder peso depois dos 50 anos

À medida que se envelhece a decisão de mudar hábitos e adotar outros mais saudáveis ​​torna-se muito importante, e isso inclui mais do que apenas a dieta alimentar.

Depois dos 50 anos, perder peso pode ser um desafio, principalmente se não cuidarmos da alimentação ou não praticarmos tanto exercício como antes.

Porém, há um terceiro fator a levar em consideração para ajudar o metabolismo a queimar gordura. Vários estudos sugerem que a qualidade do sono é um fator crucial para quem quer perder peso após os 50 anos. A pesquisa destaca a importância de manter hábitos de sono saudáveis ​​para melhorar a saúde geral e facilitar a perda de peso nesta fase da vida. Aquelas pessoas que têm pouca qualidade e quantidade de sono apresentam maior índice de massa corporal (IMC).

Depois dos 50 anos o metabolismo fica mais lento, dificultando a perda de peso. No entanto, o bom hábito de dormir pode neutralizar esse efeito. Dormir adequadamente regula as hormonas que controlam a fome e a saciedade, como a grelina e a leptina . Já a falta de sono aumenta os níveis de grelina e diminui os níveis de leptina, levando a um maior consumo de calorias e, consequentemente, ao ganho de peso.

Para quem procura perder peso algumas práticas para melhorar a qualidade do sono

Mantenha um horário regular de sono: ir para a cama e acordar no mesmo horário todos os dias ajuda a regular o relógio biológico.
Crie um ambiente propício para dormir: Um quarto escuro, silencioso e fresco pode melhorar a qualidade do sono.
Limite o uso de dispositivos eletrónicos antes de dormir: a luz azul das telas pode interferir na produção de melatonina, a hormona do sono.
Evite refeições pesadas e cafeína antes de dormir: elas podem prejudicar sua capacidade de adormecer.
Limitar as preocupações , reduzindo os níveis de stress .