<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Nem sobras de fruta nem borras de café: este é o melhor ingrediente da sua cozinha que pode dar às suas plantas

16 Julho 2025
Sandra M. Pinto

Uma opção económica, fácil de encontrar e, acima de tudo, natural se comparada com os fertilizantes químicos e agrotóxicos.

O inverno é uma estação desafiadora tanto para as pessoas quanto para as plantas domésticas. Baixas temperaturas, diminuição da luz solar e aquecimento artificial podem afetar negativamente a sua saúde.

Existem plantas que requerem cuidados especiais nesta época do ano, mas em geral precisam de cuidados e atenção em todas as estações. Acima de tudo, levando em consideração a quantidade de fatores que podem prejudicar e retardar o seu crescimento e como parece difícil cuidar deles corretamente.

A verdade é que, muito perto de nós temos um ingrediente milagroso que pode fortalecer, promover o crescimento e proteger as nossas plantas: o fermento.

A levedura, conhecida principalmente pelo seu uso na panificação e fermentação e comumente associada à produção de alimentos, tem excelente potencial para a jardinagem devido aos seus efeitos positivos no crescimento e na saúde das plantas. A sua utilização é tão conhecida que até os especialistas em viveiros a utilizam como um “milagre”.

Um dos principais benefícios da levedura nas plantas é a sua capacidade de enriquecer o solo com nutrientes essenciais . Esses fermentos contêm altos níveis de vitaminas B, proteínas, minerais como ferro e zinco e outros compostos orgânicos que, quando decompostos, são libertados no solo e tornam-se nutrientes disponíveis para as plantas.

Esses nutrientes fortalecem o sistema radicular, permitindo que as raízes absorvam melhor a água e os minerais necessários ao seu crescimento. No seu processo de decomposição, a levedura também liberta dióxido de carbono (CO₂), que pode promover a fotossíntese, já que as plantas utilizam esse gás para produzir energia.

Outro benefício importante da levedura é a sua capacidade de estimular o crescimento de microrganismos benéficos no solo. Quando a levedura é introduzida no solo, ela pode servir como fonte de alimento para bactérias e fungos que são cruciais para o equilíbrio microbiológico do solo.