Tem 83 anos e é um dos 65 beneficiários do projeto “Emília”, desenvolvido pela delegação da CVP de Aveiro. Este projeto, direcionado a pessoas idosas que se encontram em situação de solidão e de isolamento social, inspira a campanha de Natal da Cruz Vermelha Portuguesa de 2023. O vídeo foi produzido por um jovem voluntário do projeto “Emília”, Marco Santos, e apela a que “Este Natal, ofereça a sua presença a quem se sente só. Ofereça a sua companhia”.
Os donativos, possíveis através do site da Cruz Vermelha criado para campanha ou do número de telefone 761 101 101, vão contribuir para que a CVP consiga expandir a sua capacidade de resposta em todo o país.
Neste momento, a Cruz Vermelha Portuguesa apoia 6.438 idosos, ajudando-os a combater a solidão e proporcionando-lhes um envelhecimento saudável e ativo.
O programa da Cruz Vermelha Portuguesa atua em múltiplas áreas que visam a promoção da saúde mental e física dos idosos e reduzem o isolamento social. A CVP assegura visitas periódicas que oferecem companhia e apoio emocional a idosos em todo o território nacional. Promove atividades de lazer e socialização, desde grupos de leitura a aulas de exercício físico, e presta auxílio nas tarefas diárias, como compras, limpeza e transporte para consultas ou outros serviços públicos. Através de projetos de unidades móveis equipadas com computadores que percorrem as aldeias, a CVP facilita também o contacto com familiares, reduzindo a barreira digital que se coloca a muitos cidadãos seniores. A equipa de teleassistência da CVP realiza ainda chamadas regulares para verificar o estado de saúde e dar apoio mental aos mais idosos.
Os programas da CVP também se dirigem, através de apoio técnico e da psicoeducação, à assistência a cuidadores. Acresce ainda uma resposta à emergência social que se vive, através do apoio para as rendas, as despesas de farmácia ou fornecimento de cabazes de alimentos.
“A nossa intervenção no terreno, junto de quem está só, é fundamental para garantir que os idosos recebem o apoio de que necessitam para viver com dignidade e qualidade de vida. Em tempos desafiadores como estes, a Cruz Vermelha conta com a colaboração de todos para conseguir intensificar este seu contributo diário para uma sociedade mais justa”, refere o Presidente Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa, António Saraiva.