É importante não só saber o que é um AVC, mas ter em conta os possíveis sinais que podem colocam-nos em alerta de perigo, especialmente porque 90% dos casos são evitáveis.
O primeiro sintoma que aparece é uma dor de cabeça muito forte sendo que pode passar despercebido. Também é possível ser confundida com enxaqueca. Quando se trata de um acidente vascular cerebral geralmente vem acompanhado de outros sinais.
A perda repentina de força é outro dos sintomas mais comuns em caso de acidente vascular cerebral. Porém, nem sempre está presente, pois depende da área cerebral em que ocorre. Esta perda de mobilidade pode afetar tanto o braço como a perna. E às vezes pode até afetar metade do corpo.
Alteração de fala
Nestes casos, pode ser identificado mais facilmente: um dos cantos da boca fica mais baixo que o outro, numa espécie de “boca torta”. Se não for reconhecível a olho nu, poderá ser reconhecido no momento em que a pessoa começar a falar.
Na verdade, a perda repentina da capacidade de falar é outro sintoma comum de acidente vascular cerebral . Geralmente ocorre quando o indivíduo tem dificuldade em articular palavras (conhecida como afasia), mas também quando tem dificuldade em encontrá-las (afasia de Broca).
Pode haver outros tipos de alterações na fala, como aquelas que afetam a compreensão e a fluência. Nestes casos, a pessoa falará constantemente, embora sem sentido, mudando palavras em frases e até alterando a pronúncia .
Falta de sensibilidade
A perda de sensibilidade, ao contrário da anterior, é um dos sintomas mais complicados de reconhecer . Aqueles que sofrem com isso podem descrevê-lo como “dormência” ou “formigamento”.
Assim como a perda repentina de força, esse sintoma pode ocorrer em apenas num braço, numa perna, metade do rosto ou metade do corpo . Embora geralmente seja mais comum ser descrito em metade do corpo, e não numa única extremidade.
Quando está em uma extremidade isolada, é mais comum que seja um problema localizado no referido braço ou perna, e não no nível do cérebro. E no caso do AVC, essa perda de sensibilidade ocorre de forma rápida e abrupta , afetando metade do corpo.
Perda de visão
A perda de visão, tanto de um olho como de ambos , também pode ser um possível sinal de que estamos diante de um AVC. Há momentos em que ocorre perda temporária da visão; Ou seja, a visão é recuperada em poucos minutos.
É conhecida como amaurose fugaz e pode ter origem diretamente no próprio nervo ótico ou em algum distúrbio cerebral, como um acidente vascular cerebral. Tal como acontece com a sensibilidade, a perda de visão num acidente vascular cerebral é súbita e rápida e pode resolver-se espontaneamente e sem causa aparente .