<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Ninguém gosta de ir ao dentista, mas há quem deteste. É o seu caso?

23 Janeiro 2023
Sandra M. Pinto

Descubra que tipo de paciente é você.

Ir ao dentista é para muitos um momento de ansiedade e nervosismo, quer pelo medo de brocas, do barulho ou pelo próprio ambiente clínico. Ainda assim, cada paciente é único e há que os conhecer a todos. Sabendo que existem tantas personalidades quantos problemas orais, os dentistas devem conhecer os seus pacientes e categorizá-los por personalidades, para que seja mais fácil enquadrar e antecipar comportamentos.

Assim, a Impress, empresa líder em ortodontia invisível e com vasto conhecimento no setor da saúde oral, revela os cinco tipos de pacientes que todos os dentistas encontram nos seus consultórios:

1. O Viciado
Todos os dentistas têm um paciente que é o mais assíduo da “turma”. Este paciente é viciado em ir ao dentista e quer sempre mais e melhores tratamentos. Quer seja para consultas de rotina, cuidado, como branqueamento dentário e limpezas, este cliente passa grande parte da sua vida no consultório. Tem os dentes brancos? Quer um alinhamento. Tem os dentes alinhados? Quer uma limpeza.

2. O Especialista
Este cliente é o que, mesmo antes do diagnóstico, já sabe qual o tratamento que precisa e quais os materiais necessários. É o tipo de paciente que questiona decisões e caminhos e que, mesmo com a boca em análise, gosta de falar e falar… Este é um dos pacientes mais desafiantes, pois quando as soluções não vão ao encontro das suas o acompanhamento pode tornar-se mais atribulado, especialmente quando se debate a duração dos tratamentos ou os resultados,

3. O Reativo
Esta é a pessoa que vai ao dentista apenas quando algo está errado: quer seja por um formigueiro enquanto come um gelado ou por um sangramento quando escova os dentes. Estas pessoas aparecem no dentista apenas como reação ao problema e acreditam que, se não houver dor, está tudo bem – pensamento esse que está errado. Este tipo de pessoas precisa de ser consciencializado para a prevenção, para compreender que sentir dor é sinónimo de que os problemas já passaram de mal a pior. O ideal será visitar o dentista de seis em seis meses para prevenir problemas mais graves como periodontite e cancros orais.

4. O Esquecido
O paciente esquecido vai ao dentista mais vezes do que o reativo, só que muitas vezes esquece-se das consultas. Ora, faltar a consultas não é uma boa prática, já que acaba por afetar os objetivos dos tratamentos e prolongar os tempos dos mesmos. Para resolver esta questão, o primeiro passo pode ser apenas relembrar a data das marcações um dia antes dos agendamentos ou criar uma aplicação que o relembre das marcações próximas. Por outro lado, é ainda possível abordar o tema de uma ótica mais técnica, desenhando um plano de tratamentos contínuo e mostrar que o mesmo é afetado pela falta de comparência.

5. O Medroso
O medroso é parecido com o reativo, porém com ou sem dor, evita ao máximo enfrentar o ambiente clínico. Desde o zumbido do equipamento utilizado, à luz e ao ambiente frio das clínicas, todas estas condições colocam este tipo de pessoas em estado de ansiedade e até de pânico. Oferecer uma sedação antes dos tratamentos ou ensinar a estas pessoas técnicas de respiração profunda podem ser soluções. O importante é passar uma sensação de controlo dizendo, por exemplo, que será possível parar sempre que levantem a mão e criar ainda um ambiente calmo, recorrendo a música relaxante.

Mais Recentes

Octant Évora abre as portas da Enoteca: uma experiência enogastronómica única no Alentejo

há 4 minutos

Bebidas energéticas contêm um ingrediente que acelera o desenvolvimento de cancro no sangue

há 24 minutos

«Cérebro congelado»: este é o grande mal do nosso tempo, diz especialista

há 44 minutos

Se já só pensa nas férias, saiba que estes são os 30 países a visitar em 2025 (Portugal está na lista)

há 1 hora

Surpreenda-se: estes alimentos têm uma hormona que ajuda a perder peso

há 1 hora

De forma natural, aprenda como aumentar a testosterona depois dos 50 anos

há 2 horas

«Inclua este fruto seco no pequeno-almoço e melhore o seu desempenho durante a tarde», revelam especialistas

há 2 horas

Óbito: Morreu o realizador e guionista espanhol Mariano Ozores

há 2 horas

Estudo confirma que a típica máquina de lavar roupa pode esconder riscos para a saúde

há 2 horas

Consumidores europeus processam 7 companhias aéreas por cobrarem (indevidamente) bagagem de mão

há 3 horas

Autoridades vão começar a verificar os porta-luvas de milhares de carros: este é o item obrigatório em todos os veículos

há 3 horas

Esta vitamina ajuda a prevenir cataratas e melhora a visão

há 3 horas

«Se acha que esta é “comida de pobre” está muito engando», avisa especialista

há 4 horas

Festival da Canção: investigação sugere que «Israel usou publicidade institucional para mobilizar votos»

há 4 horas

Companhias aéreas rejeitaram indevidamente mais de metade dos pedidos de indemnização em 2024

há 5 horas

Óbito: Morreu o futebolista Gadi Kinda

há 5 horas

Cruz Vermelha Portuguesa lança “Guia de Etiqueta na Saúde Mental”

há 5 horas

Conhecida como a planta cicatrizante, a rosa mosqueta esconde 5 curiosidades

há 5 horas

Óbito: Morreu o comendador Jorge Sá

há 6 horas

Quando decidem viajar 30% dos portugueses procuram formas de poupar

há 6 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.