Não descansar o suficiente tem um impacto profundo em muitos aspectos das nossas vidas e, como alerta a Sociedade Espanhola do Sono (SES), também nos pode levar a exagerar durante as compras nos saldos.
Dormir mal aumenta a impulsividade e a falta de controle, o que eleva o risco de tomada de decisões de más compras.
«Quando estamos cansados, o cérebro, especialmente o córtex pré-frontal (responsável pela tomada de decisões, planeamento e controle de impulsos), não funciona da forma ideal», explica María José Aróstegui, psicóloga e membro do Grupo de Trabalho sobre Insónia da SES.
«No contexto das vendas, onde somos bombardeados com ofertas e a tentação de consumir é alta, dormir pouco ou mal pode aumentar significativamente o impulso de comprar coisas que talvez não precisemos», enfatiza Aróstegui, destacando que a falta de sono torna as pessoas menos capazes de avaliar as consequências de longo prazo das suas decisões, ficando mais propensas a «ceder à gratificação instantânea».
A falta de descanso, além do já conhecido impacto na saúde física e mental e no comportamento, também pode ter consequências nas finanças: «Compras por impulso, principalmente se acumuladas, podem desequilibrar as finanças, levando-nos a gastar mais do que deveríamos ou podemos, podendo, inclusive, levar algumas pessoas a endividarem-se. É uma consequência indireta, mas muito real, da falta de sono».
As liquidações de verão, ao contrário das de inverno, trazem consigo outro obstáculo para um descanso adequado: o calor, o qual dificulta o início e a manutenção do sono, por isso «é muito comum no verão, devido às altas temperaturas noturnas, passar por várias noites consecutivas de sono insuficiente e de má qualidade».
Outro alerta refere que, quando é difícil dormir, muitas pessoas costumam ligar o telemóvel, «e, durante as promoções, essa ação tem grande probabilidade de levar a um site de comércio eletrónico». Para Aróstegui, a combinação da noite com o cansaço acumulado durante o dia é «uma receita perfeita para mais e piores compras».
«De noite a fadiga atinge o auge e a capacidade de discernimento é severamente reduzida. A fadiga cognitiva torna as pessoas menos críticos, mais suscetíveis a estratégias de marketing e mais propensas a tomar decisões precipitadas e impensadas. Plataformas de compras online são projetadas para facilitar essas compras por impulso, e a escuridão da noite, muitas vezes acompanhada de menos supervisão ou interação social, pode ampliar esse efeito. Compramos ‘mais’ em quantidade e ‘menos’ em qualidade ou necessidade», argumenta a psicóloga, sublinhando a recomendação de desligar o telefone uma a duas horas antes de dormir.
«Se dormir pior devido a essa atividade noturna, ficará mais cansado e com menos autocontrole no dia seguinte, o que s tornará mais propenso a repetir o comportamento de compra impulsiva na noite seguinte, especialmente se for expostos às mesmas tentações online. Dessa forma, alimenta-se um ciclo negativo, em que a falta de sono leva a um comportamento impulsivo, e esse comportamento, por sua vez, prejudica ainda mais a qualidade do sono», conclui.