No Dia Internacional do Beijo importa saber quais são as doenças que podem ser transmitidas através dele

Demostração de carinho e amor, o beijo pode ter alguns efeitos menos bons, como a transmissão de certas doenças.

Mononucleose
Mais conhecida como doença do beijo, a mononucleose é transmitida pela saliva. A infeção viral pode causar mal-estar, febre, dores de cabeça e garganta, e placas brancas na garganta. O tratamento é feito através do controle dos sintomas.

Recomenda-se repouso e hidratação com água, chás e sumos naturais, para acelerar o processo de recuperação. O vírus é eliminado numa ou duas semanas.

Herpes labial
O vírus da herpes tipo 1 é transmitido durante o beijo. O mais comum é que as pessoas desenvolvam feridas nos lábios após o aparecimento de pequenas bolhas. Elas diminuem e cicatrizam em alguns dias.

A primeira infeção pode causar alterações sistémicas, como dor de cabeça, febre, mal-estar e feridas na cavidade oral. Pessoas com herpes labial devem evitar o contato direto com outros indivíduos.

Sífilis
A sífilis é uma Infeção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum que também pode ser transmitida pelo beijo, desde que as pessoas estejam com feridas na cavidade oral. A doença pode causar sequelas nos olhos, coração, sistema nervoso e levar à morte se não for tratada adequadamente.

Os primeiros sintomas da sífilis são pequenas feridas nos órgãos genitais que desaparecem espontaneamente e não deixam cicatrizes; gânglios aumentados e ínguas na região das virilhas.

Ler Mais