Partilhar

No Dia Mundial da Cerveja conheça as vantagens da cerveja engarrafada em vidro

A cerveja é uma das bebidas mais antigas e consumidas do mundo.

4 Agosto 2023
Sandra M. Pinto

Com uma ligação milenar muito forte às embalagens de vidro, associada a tantos momentos inesquecíveis e a uma grande variedade de sabores, a cerveja é celebrada anualmente a 4 de agosto, Dia Internacional da Cerveja.

Este ano a Friends of Glass junta-se à celebração e destaca algumas vantagens que tornam esta união tão especial:

1. Sabor: De acordo com estudos recentes, o sabor da cerveja muda consoante o material da embalagem. E, parte disso, corresponde ao processo de decomposição dos metabólitos que compõem a cerveja (produzidos pela levedura, lúpulo e outros ingredientes que lhe dão sabor), tornando o vidro a opção mais favorável para manter e realçar o seu sabor original. As qualidades do vidro fazem com que seja hermético e impermeável aos gases e líquidos, assegurando a conservação e as propriedades do seu conteúdo, incluindo em armazenamentos prolongados.

2. Frescura: Como o vidro não é um bom condutor térmico, a cerveja em garrafa pode manter-se fresca durante mais tempo. Embora possa demorar mais tempo a refrescar, desde que armazenada num local arejado e escuro, a frescura é garantida. Como as tampas das garrafas são feitas de metal, isso também contribui para manter a temperatura.

3. Qualidade: A cerveja precisa ter uma carbonatação adequada. Nesse sentido, as garrafas de vidro têm maior resistência à pressão e podem receber mais CO₂, o que faz com que o sabor seja ligeiramente mais acentuado. Quando a carbonatação é perdida, o resultado é negativo, com a entrada de ar, que normalmente provoca oxidação da cerveja. O vidro é impermeável, o que impede a entrada de oxigénio e dióxido de carbono, evitando reações químicas e, consequentemente, mantendo a carbonatação e a vida útil da cerveja.

4. Diferenciação: O vidro também permite às várias marcas cervejeiras diferenciarem-se e serem percepcionadas como únicas, tornando-se conhecidas e destacando-se nas prateleiras, onde a embalagem de vidro atinge maior taxa de atenção e atração4. A cerveja embalada em vidro gera uma ativação emocional positiva com maior impacto visual. As caraterísticas únicas do vidro em termos de design, transparência, formatos, cores e versatilidade fazem dele uma ferramenta de marketing essencial, com uma vasta gama de possibilidades numa secção que tem vindo a crescer ao longo dos anos.

5. Confiança e Segurança: O vidro transmite maior confiança ao permitir visualizar o seu conteúdo e nunca perde a sua qualidade, mesmo quando reciclado, independentemente do número de vezes. As embalagens de vidro fabricadas com vidro reciclado têm a mesma qualidade que as produzidas com matérias-primas naturais, sendo tecnicamente impossível distingui-las. Pelo menos 70% dos europeus estão conscientes disso e acreditam que é mais seguro comprar os alimentos embalados em vidro. Em paralelo, um estudo recente da Science & Food Nutrition também confirma que o vidro é o material de embalagem mais seguro, por ser mono-material, estável e inerte, ou seja, com reduzida interação direta com o conteúdo alimentar.

6. Versatilidade e Sustentabilidade: A garrafa de vidro é a solução mais versátil para a cerveja, e a que melhor satisfaz a procura dos consumidores. Oferece uma solução de uso único (reciclada) ou de retorno (reutilizada) – ambas sustentáveis do ponto de vista ambiental, económico e social. As de uso único, adequadas tanto para mercados locais como globais, uma vez que depois de consumido o produto, podem ser recicladas independentemente do mercado onde foram fabricadas; e as retornáveis ou reutilizáveis mais adequadas a mercados locais, uma vez que necessitam de sistemas próprios de recolha e transporte, para o seu regresso às unidades de enchimento.

7. Ideal para celebrar momentos especiais: A cerveja é um produto consumido maioritariamente fora de casa; cada vez mais popular como acompanhamento da refeição, ou mesmo para celebrar acontecimentos em momentos de família ou amigos. Uma garrafa de vidro na mesa é sempre mais elegante e um tchim tchim sem vidro não soa igual. De acordo com a Associação de Cervejeiros de Portugal, Portugal é o país europeu com maior taxa de consumo fora de casa.

 

De forma resumida, a associação da cerveja e do vidro é uma união duradoura e de sucesso. As duas indústrias evoluíram e adaptaram-se às mudanças do mercado e às preferências dos consumidores. O vidro proporciona uma proteção fiável, uma experiência visual atrativa, uma opção sustentável e oportunidades de desenho criativo; um conjunto de características que contribuem para desfrutar a cerveja em todo o seu esplendor. E não há melhor momento que o Dia Internacional da Cerveja para celebrar esta união.

 

Mais Recentes

Chaparro Alentejano junta a tradição e a partilha à mesa nesta época natalícia

há 12 horas

Programas de Natal em Cascais prometem animação para toda a família

há 12 horas

A loucura chegou ao Lidl: já está à venda a coleção de roupa natalícia (desde 1,99 euros)

há 12 horas

Primadonna celebra o Natal e o Réveillon com elegância e tradição

há 12 horas

Caminhada nórdica: descubra a modalidade que ajuda (e muito) a gastar calorias

há 13 horas

Não atinge só o couro cabeludo: como surge e de que maneira se trata a caspa nas sobrancelhas

há 14 horas

Elon Musk desiste dos carros e “abandona” a Tesla: bilionário lança cavalo robot

há 14 horas

De acordo com a numerologia, a sua data de nascimento pode indicar quantos anos vai viver

há 15 horas

Anemia de Fanconi: doença rara que causa predisposição para o cancro

há 15 horas

Hotel oferece banhos de petróleo aos hóspedes: «Combate mais de 70 doenças», é a justificação

há 17 horas

Titanic: uma mão cheia de coincidências que contribuíram para o acidente

há 18 horas

Quer viver mais (e melhor)? Caminhe mais depressa

há 18 horas

Diga adeus aos buracos na parede: com esta invenção tudo fica muito mais simples (por apenas 4,99 euros)

há 19 horas

Descobrimos a árvore de Natal perfeita: é original, não ocupa espaço e custa 12,99 euros (só no Ikea)

há 19 horas

É a loucura: este brilho labial da Mercadona com efeito tridimensional é perfeito para o Natal

há 19 horas

Óbito: Morreu o artista plástico moçambicano Noel Langa

há 20 horas

Filme revela o músico Elton John como nunca o viu antes: como bónus mostra imagens inéditas de John Lennon

há 20 horas

Óbito: Morreu o pianista e compositor francês Martial Solal

há 20 horas

Cancro do pâncreas: estudo poderá facilitar deteção precoce da doença

há 20 horas

As 5 prendas vintage que toda a gente vai querer receber este Natal

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.