Se almoçar no local de trabalho pode significar menus rápidos e repetitivos, por outro lado, as refeições de tupperware podem ser vistas como pouco saudáveis.
Contudo, atualmente, não tem de ser assim. Mariana Sofia, nutricionista da PronoKal, dá algumas dicas para desfrutar de menus saudáveis e ricos com a sua marmita, uma vez que é possível realizar refeições de tupperware saborosas, saudáveis e variadas.
Como preparar marmitas ideais:
Deixe a refeição preparada na noite anterior e guarde-a no frigorífico.
As refeições devem ter sempre proteínas e vegetais, hidratos de carbono ou cereais.
Refeições equilibradas são sinónimo de legumes e verduras. Os legumes e as verduras devem estar sempre presentes em todas as refeições uma vez que são ricos em nutrientes e aceleram o metabolismo. Devem ser frescos e sem adição de açúcar.
Adapte a refeição ao seu dia-a-dia e ao seu contexto.
Cozinhe uma maior quantidade ao jantar para levar no dia seguinte e conjugue-o com outros alimentos (arroz, batata, legumes) obtendo, assim, um prato diferente.
Tenha atenção à constituição da sua refeição. Não se esqueça de ingerir, sobretudo, alimentos de alto teor nutricional:
Metade da sua marmita deve ser destinada aos legumes;
¼ da sua refeição tem de ser destinada à proteína ou seja: frango, peixe, atum em conserva, ovos e/ou peru;
¼ deve ainda ser destinada aos hidratos de carbono: massa, arroz, feijão e grão.
Deve consumir alimentos ricos em nutrientes e adequá-los à época do ano.
Existe um número infindável de legumes e frutos que tem grandes benefícios para o seu bem-estar. Exemplo disso é a couve-flor ou a couve-de-bruxelas que são ricas em vitamina C, a abóbora que é rica em vitaminas e tem um baixo índice calórico e os cogumelos que possuem vitaminas, minerais e fibra. Já a beringela e a alcachofra são ricas em fibras, tendo benefícios também na desintoxicação do corpo. A romã, as laranjas, tangerinas e toranjas são frutos ricos em vitamina C, o que nos impede de adoecer.
Os lanches constituídos por bolachas, barritas de chocolate e bolos não são recomendados uma vez que o saciam apenas no momento.
A fruta deve ser ingerida entre as refeições e não imediatamente a seguir. Esta poderá ser uma boa opção para snacks saudáveis.
Receitas para as marmitas de outono:
Peito de frango grelhado com legumes (à escolha) e tomate cherry.
Omelete de alcachofra com arroz integral.
Salmão com legumes salteados (pimento verde e cebola).
Salada de couve-flor com atum.
Pescada cozida com espinafres e grão.
Salteado de cogumelos e gambas.
Frango e/ou peru cozido com abóbora.