Partilhar

Nove dicas para manter a sua casa segura durante as festividades

Número de tentativas de assaltos a habitações subiu cerca de 30% no último trimestre de 2022. Fique a par destas dicas para que possa manter a sua habitação em segurança durante o Natal e o Ano Novo.

18 Dezembro 2023
Sandra M. Pinto

Vai comemorar a época festiva fora de casa? Saiba que deve ter todos os cuidados para manter a casa segura e prepare o período de ausência. O último trimestre do ano é caraterizado pelo aumento de assaltos e tentativas de assalto. Em 2022 registou-se um aumento de cerca de 30% de tentativas de roubo a habitações entre outubro e dezembro. 

Este período do ano conjuga três fatores que constituem um risco acrescido de incidências reais: uma menor ocupação das segundas habitações (casas de férias livres durante grande parte do tempo), épocas festivas (Natal e Passagem de Ano) e as férias de inverno (que levam a que muitos se desloquem pelo país ou mesmo para o estrangeiro). 

Ainda assim, esta conjugação de fatores não tem de ser sinónimo de insegurança, desde que prepare a sua ausência da melhor forma. A Securitas Direct, única empresa 100% especializada em sistemas de alarmes conectados, reuniu nove dicas que o vão ajudar a garantir a segurança da sua habitação durante esta época:

  1. Garanta que as fechaduras estão em boas condições. Confirme que todas as fechaduras funcionam bem e, se possível, invista em fechaduras com tranca para impedir ou dificultar a abertura das portas.
  2. Verifique e reforce a segurança de todas as janelas e portas. Apesar de esta ser uma medida que deve assegurar sempre que se ausenta de casa, deve certificar-se de que todas as portas e janelas estão bem fechadas. Pode ainda fechar as portas interiores da casa, o que dificulta o trabalho a possíveis assaltantes.
  3. Mantenha uma aparência exterior de casa habitada. Mantenha a aparência de que está em casa, recorra a um estendal com alguma roupa e deixe as persianas abertas de forma alternada. Se possível, tenha também um sistema automatizado de luzes que se acendam e apaguem durante o dia e a noite.
  4. Não publique a sua ausência nas redes sociais. Ao fazê-lo, estará a dar pistas sobre as suas viagens e potenciais ladrões vão saber da sua ausência.
  5. Desligue o atendedor do telefone de casa. Se tiver atendedor de chamadas, desligue-o. Telefonemas sucessivos sem resposta demonstram que não está ninguém em casa. Se possível, reencaminhe as chamadas para o seu telemóvel ou para alguém de confiança.
  6. Guarde os objetos de valor num cofre de alta segurança. Ao guardar os objetos de valor num cofre de alta segurança ou em locais que não são visíveis, pode evitar a sua perda em caso de roubo.
  7. Peça a alguém próximo para visitar a casa. Apesar de não ser necessário fazê-lo todos os dias, um familiar ou um amigo próximo pode visitar a sua casa, para que possa garantir que tudo se mantém normal e passe a ideia de que está habitada.
  8. Mantenha a sua habitação sob vigilância permanente. Os sistemas de segurança avançados permitem que, através do acesso remoto pelo seu smartphone, controle o alarme e verifique tudo o que se passa através de videovigilância
  9. Informe a central de alarmes que vai estar fora. Ao informar a central de alarmes acerca da sua ausência, no caso de o alarme da sua casa ser acionado, a polícia vai ser enviada ao local. 

“A segurança é uma preocupação constante no dia a dia e que aumenta nas épocas festivas. Todos se querem ausentar, mas com a certeza de que as suas habitações e os seus bens vão estar protegidos. Investir num sistema de alarme que permite o controlo da habitação, como é o caso do sistema de alarmes da Securitas Direct, é sinónimo de tranquilidade. Desta forma, pode aproveitar e celebrar todos os momentos com um sentimento de segurança”, afirma Luís Quintino, Diretor de Operações da Securitas Direct.

 

Mais Recentes

Celebre as festividades de fim de ano em grande estilo: onde? Nesta unidade 5 estrelas

há 4 horas

Restaurante enaltece a gastronomia regional durante todo o mês de novembro

há 5 horas

Descobrimos o destino ideal para uma escapadinha de fim de semana e vamos revelá-lo só a si

há 6 horas

Já pode visitar o presépio mais icónico da capital: nós revelamos onde

há 7 horas

Celebrar o Natal com história e tradição é a irresistível proposta que lhe deixamos

há 8 horas

Experiência de fim-de-semana Stay & Brunch é a nova proposta desta unidade hoteleira

há 9 horas

Luxuoso e requintado: este brunch espera pela sua visita

há 10 horas

“Uma Aventura no Palácio da Pena” espera por si e toda a sua família

há 11 horas

O vinho e a sua celebração vão inundar Lisboa este fim de semana

há 12 horas

Castanhas assadas, jeropiga e um buffet de brunch: ninguém vai conseguir recusar este convite

há 13 horas

Todos lhe reconhecemos o cheiro, mas será que sabemos quais são os (verdadeiros) perigos da naftalina?

há 1 dia

Descubra aqui as 25 coisas que as mulheres procuram num homem

há 1 dia

Entrevista: «Somos a primeira faculdade portuguesa de saúde a adotar o modelo de simulação da Organização Mundial de Saúde », José João Mendes, presidente da Egas Moniz School of Health and Science

há 1 dia

Mesotelioma: é o cancro mais comum na UE depois dos tumores pulmonares

há 1 dia

«Produtos químicos perigosos encontrados em 6% dos cosméticos europeus», alerta agência

há 1 dia

Mpox: Detetados onze casos desde 01 de junho

há 1 dia

Sabores e tradições de São Martinho esperam pelos apreciadores de castanhas e jerupiga

há 1 dia

Estes são os restaurantes dos três melhores chefs do mundo

há 1 dia

Alugaram um Airbnb por três semanas e deixaram uma conta de luz de 1400 euros

há 1 dia

Quer ser milionário? Conheça os hábitos das pessoas ricas e concretize esse desejo

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.