Segurar a urina durante muito tempo é um ato bem comum, mas é algo muito prejudicial à saúde. De acordo com os especialistas, segurar muito tempo a urina deixar que ela fique “parada” na bexiga, favorece a proliferação de bactérias que responsáveis pela infeção urinária.
Além da infeção, o hábito de segurar a urina pode provocar, a longo prazo, a formação de pedras nos rins e comprometer a musculatura do assoalho pélvico, o que favorece o desenvolvimento da incontinência urinária.
É importante ressaltar que o ideal é ir à casa de banho de duas ou de três horas por dia. Isso aplica-se tanto para homens como para mulheres.
Beber água também é indispensável para a saúde, incentivando a eliminação de urina e facilitando o funcionamento do corpo humano como um todo.
Segurar urina causa dor e também problemas de próstata aumentada nos homens, na maioria das vezes. Já nas mulheres são mais comuns os quadros de infeção urinária.
Se notar alterações em sua rotina miccional, dores na região pélvica e alterações em seu trato urinário, procure um médico especialista.
Não se esqueça dos cuidados com a saúde íntima
Use lenço humedecido ou lenço de papel higiênico, isso diminui as hipoteses de ter uma infeção e corrimento causados por fungo ou bactéria;
Seque-se bem;
Não se sente na sanitária, pode ter vestígios de outras pessoas;
Não passe mais de 4 horas sem fazer xixi;
Lave as mãos antes e depois, caso não seja possível, recorra ao álcool em gel;
Se for à praia ou piscina não fique com o biquíni molhado durante muito tempo.