Existe um mito muito difundido de que não deve misturar ananás ao iogurte porque a fruta pode deixar o iogurte amargo ou intragável. Essa crença baseia-se no fato de que o ananás contém uma enzima chamada bromelina, que pode alterar a textura dos produtos lácteos. No entanto, os efeitos são enormemente superestimados.
A bromelaína é uma enzima proteolítica encontrada no ananás fresco que decompõe proteínas em peptídeos e aminoácidos menores. Em teoria, isso poderia afetar a consistência do iogurte ao quebrar as proteínas do leite. Na prática, porém, o efeito costuma ser mínimo porque a concentração de bromelina não é suficiente para alterar significativamente o iogurte, principalmente se a fruta for misturado ao iogurte em pequenas quantidades e não durante longos períodos de tempo.
Produtos de ananás pasteurizados ou conservados, como os comumente encontrados em supermercados, geralmente apresentam atividade enzimática reduzida porque a bromelina é inativada pelo calor. Isso minimiza ainda mais os impactos potenciais no iogurte. No entanto, se você deixar o iogurte com ananás fresco durante a noite, algumas reações químicas podem ocorrer. A enzima bromelina presente no abacaxi decompõe proteínas, o que pode causar amargor e também alterar a textura do iogurte.