Partilhar

Nunca mistura ananás com iogurte? «Este mito generalizado é um completo absurdo», refere quem sabe

Muitos amantes de frutas evitam essa mistura porque acreditam que ela deixa o iogurte com um sabor menos agradável ou que até o estraga.

6 Fevereiro 2025
Forever Young
pineapple

Existe um mito muito difundido de que não deve misturar ananás ao iogurte porque a fruta  pode deixar o iogurte amargo ou intragável. Essa crença baseia-se no fato de que o ananás contém uma enzima chamada bromelina, que pode alterar a textura dos produtos lácteos. No entanto, os efeitos são enormemente superestimados.

A bromelaína é uma enzima proteolítica encontrada no ananás fresco que decompõe proteínas em peptídeos e aminoácidos menores. Em teoria, isso poderia afetar a consistência do iogurte ao quebrar as proteínas do leite. Na prática, porém, o efeito costuma ser mínimo porque a concentração de bromelina não é suficiente para alterar significativamente o iogurte, principalmente se a fruta for misturado ao iogurte em pequenas quantidades e não durante longos períodos de tempo.

Produtos de ananás pasteurizados ou conservados, como os comumente encontrados em supermercados, geralmente apresentam atividade enzimática reduzida porque a bromelina é inativada pelo calor. Isso minimiza ainda mais os impactos potenciais no iogurte. No entanto, se você deixar o iogurte com ananás fresco durante a noite, algumas reações químicas podem ocorrer. A enzima bromelina presente no abacaxi decompõe proteínas, o que pode causar amargor e também alterar a textura do iogurte.

Mais Recentes

Páscoa à mesa: restaurantes celebram a data com propostas de excelência

há 33 minutos

Este café é um tributo à força e determinação das mulheres

há 2 horas

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 20 horas

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 21 horas

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 22 horas

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 23 horas

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 24 horas

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 1 dia

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 1 dia

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 2 dias

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 2 dias

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 2 dias

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 2 dias

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 2 dias

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 2 dias

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 2 dias

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 2 dias

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 2 dias

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 2 dias

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.