As conservas de peixe são uma opção recorrente que permite, por um lado, um fácil armazenamento dos próximos prazos de validade e, por outro lado, uma solução rápida e económica para fazer um lanche ou para dar um toque de proteína a outras preparações como saladas ou massas.
No entanto, existem dúvidas se o seu teor de sal ou mercúrio os torna saudáveis. A nutricionista Mihaela Bilic deixou clara a sua opinião ao site Realitatea .
«Recomendo que não despreze o peixe enlatado, porque são uma fonte prática, eficaz e acessível de ómega-3. Seja atum, sardinha, arenque ou cavala, o peixe enlatado é dietético (especialmente se for consumido em salmoura ou molho de tomate, e não em óleo)»referiu.
A especialista sublinhou o conteúdo nutricional de certos alimentos enlatados, como a sardinha, referindo que é possível responder às necessidades de cálcio de um adulto devido, em parte, às suas espinhas comestíveis».
A versão com molho de tomate pode agregar outros benefícios nutricionais aos do próprio peixe, «pois é rico em proteínas e ómega-3, ingrediente que ajuda a absorver o ferro».