<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

O 9º melhor destino gastronómico do mundo é português. Descubra qual é (e quem ficou em primeiro)

30 Maio 2025
Forever Young

O guia online de comida tradicional TasteAtlas elegeu as 100 melhores regiões gastronómicas de 2024 e o Alentejo conquistou o 9.º lugar com uma avaliação de 4,4 estrelas em cinco.

 

Anualmente, a plataforma criada pelo jornalista croata Matija Babić em 2015 revela uma lista das melhores gastronomias e pratos do mundo com base nas avaliações médias dos utilizadores para pratos e países. No final de 2024, lançaram o ranking das melhores regiões gastronómicas do mundo e o Alentejo surge em nono lugar, com 4,4 estrelas em cinco.

A plataforma também destacou vários pratos e alimentos que devem ser provados, como a carne de porco à alentejana, queijo de Azeitão, paio de Beja, morcela de Portalegre, farinheira de Estremoz e Borba, presunto, açorda, sopa de cação, entre outros.

Quanto a restaurantes, o TasteAtlas destaca o Solar do Forcado (Portalegre), Dom Joaquim (Évora), Restaurante Casa Chef Victor Felisberto (Abrantes), Casa Mateus (Sesimbra) ou O Espalha Brasas (Alcraviça).

Além do Alentejo, as regiões de Trás-os-Montes (14.º), Algarve (20.º), Açores (51.º), Bragança (80.º), Vila Real (81.º) e Santarém (91.º) também tiveram o seu merecido destaque no ranking do TasteAtlas.

Na lista das 10 melhores regiões do mundo para se comer está o Peloponeso na Grécia (2.º), Emília-Romanha na Itália (3.º), Siehuan na China (4.º), Cíclades e Creta na Grécia (5.º e 6.º), Punjab na Índia (7.º), Toscana na Itália (8.º), Alentejo em Portugal (9.º) e Macedónia na Grécia (10.º).

A região da Campânia, no sul da Itália, conquistou o 1.º lugar graças às suas pizzas e queijos tradicionais.