O alerta é sério: onda de calor coloca distritos portugueses sob aviso amarelo

Para os próximos dias esperam-se valores acima de 30 graus na generalidade do território, com exceção de alguns locais na faixa costeira ocidental, e entre 35 e 38 graus no interior das regiões Centro e Sul.

Os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Beja, Santarém e Portalegre estão sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

De acordo com a informação disponibilizada na página ‘on-line’ do IPMA, os seis distritos estão sob aviso amarelo até às 18:00 de hoje devido ao tempo quente.

 

Na quarta-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS)recomendou a adoção de medidas de proteção adicionais contra o calor na sequência da previsão pelo IPMA da subida das temperaturas a partir de hoje, com máximas que podem chegar aos 38 graus.

 

O IPMA prevê para os próximos dias uma subida da temperatura máxima, que pode levar a um aumento do perigo de incêndio rural.

 

Em comunicado divulgado na quarta-feira, o IPMA justificava a subida da temperatura com o “estabelecimento de uma crista anticiclónica sobre o golfo da Biscaia e um vale depressionário que se estende desde Marrocos em direção à Península Ibérica que dará origem a uma circulação atmosférica favorável a uma situação de tempo quente e seco em Portugal continental”.

Ler Mais