Alerta para tráfico de animais vivos. A 7 de maio, um tribunal em Nairóbi, Quénia, condenou dois turistas belgas a multas de 7 mil euros por adquirirem formigas selvagens vivas.
O tráfico de formigas é uma forma de ganhar dinheiro fácil, sendo que cerca de mil espécies diferentes de formigas estão à venda na internet.
Mas que valor têm esses insetos? A formiga é um ótimo animal de estimação para quem não quer despesas com veterinário, comida ou cuidados em caso de ausência.
Segundo informações divulgadas, os dois jovens julgados no Quénia foram presos em posse de 5 mil rainhas. O preço começa em 10 euros para cada espécime da espécie Messor barbarus , encontrada no sul da França, Espanha e Itália. A rainha das formigas cortadeiras sul-americanas pode valer até 300 euros.
No entanto, não importa a raça, variedade ou espécie, o movimento e o comércio de fauna e flora trazem riscos para o planeta.
O pesquisador suíço Jérôme Gippet explica que esse comércio “pode causar danos irreversíveis”, citando as formigas cortadeiras como exemplo: “Se elas escapam do viveiro de um entusiasta na Ásia ou na África, onde as condições climáticas são semelhantes, não sabemos o que pode acontecer. Algumas são capazes de derrubar uma árvore em poucos dias, arrancando as folhas e destruindo plantações”, conclui.