O Especialista em Relacionamentos, Maicon Paiva, fala do motivo pelo qual as pessoas não têm relacionamentos duradouros como antes.
“A intenção, quando nos relacionamos com alguém, é que seja duradouro. Porém, atualmente, muitos relacionamentos são construídos erradamente, sem sentimentos verdadeiros; apenas atrações temporárias e outros são apenas por aparências ou então por interesse”
Maicon Paiva reforça a ideia de que, apesar de muitos acreditarem na “crise dos 7 anos”, esta não é a fase mais difícil da relação.
“Os 3 primeiros anos de casado chamamos de “ano de adaptação”, e é sem dúvida o período mais difícil. É quando o casal, que antes só via qualidades, começa a ver a realidade: os defeitos, manias, vícios, enfim, tudo o que a pessoa é, de fato. E muitas vezes isso abala o relacionamento que terminam em divórcio. Não é um momento fácil. Aceitar e ver tantos defeitos geram brigas e desentendimentos entre o casal.”
Maicon Paiva, Especialista em Relacionamentos e fundador da Casa de Apoio Espaço Recomeçar, traz algumas dicas de como manter uma relação afetiva por longos anos.
Mantenha uma boa comunicação: Para alguns casais, isso é fácil. Mas para outros, conversar 20 minutos sem interrupções com seu parceiro ou parceira todos os dias é uma tarefa difícil. Desligue o seu telefone, a TV, o rádio, tranque-se no quarto e converse com seu amor. Falem de manhã, à tarde ou à noite, depois que as crianças foram para a cama. Você precisa ter uma relação aberta com ele sobre as suas alegrias e tristezas, para que um sempre faça parte da vida do outro;
Tenha uma noite especial: Para manter o amor sempre renovado, é preciso dar atenção a ele. Por isso, tire uma noite durante a semana para se dedicar ao seu amor. Uma ideia é sair para jantar toda a sexta-feira ou assistir a um filme no domingo à noite. Seja o que for que vocês decidirem fazer, é preciso ter este momento a dois para manter o amor;
Comemore as datas especiais: No início do namoro, cada aniversário era motivo para uma comemoração. Uma janta especial no primeiro ano, uma viagem no segundo, um presente no terceiro… Mas depois de cinco ou 10 anos, as coisas mudam. Para manter o amor em um relacionamento, é preciso comemorar cada uma destas datas. Não precisa ser nada muito extravagante, mas fazer algo diferente naquele dia é uma ótima maneira de marcar a data;
Surpreenda o seu amor: Outra maneira para ajudar a manter o amor é surpreender o seu parceiro ou parceira. Buscá-lo no trabalho, cozinhar o seu prato favorito em uma segunda-feira ou enviar mensagens de texto em horários inusitados podem ser ótimas maneiras de manter o amor sempre no ar;
Não se esqueçam um do outro: O ritmo acelerado do dia a dia faz com que seja muito fácil esquecermos a pessoa que amamos. Mas nada os impede de sentir o mesmo entusiasmo que sentiam nos primeiros meses de relação. Façam pequenas coisas que agrade a ambos, e quando menos esperar, haverá a retribuição.