No entanto, será que o trabalho e a vida pessoal precisam de estar em lados opostos da balança? A DPD acredita que não e, por isso, lançou a campanha “The Love Business“, uma iniciativa que ajuda empresários a fazer match, de modo que encontrem parceiros que compreendam o seu estilo de vida profissional.
Em paralelo com a campanha e plataforma de match, a DPD partilha algumas dicas para ajudar a equilibrar a ambição profissional com relações saudáveis:
1. Agendar tempo para a vida pessoal – Tal como qualquer compromisso profissional, a vida pessoal também deve ter espaço na agenda. Jantares, passeios ou momentos offline podem fazer toda a diferença numa relação.
2. Criar fronteiras entre o trabalho e a vida pessoal – Estabelecer horários definidos e desligar-se dos e-mails e chamadas fora do expediente ajuda a manter um equilíbrio saudável e a ter disponibilidade para a cara-metade.
3. Delegar sempre que possível – Construir uma equipa de confiança permite reduzir a sobrecarga e criar tempo para investir noutras áreas da vida, como o amor.
4. Manter uma comunicação clara e aberta – Tal como num negócio, a comunicação eficaz é fundamental numa relação para evitar mal-entendidos e reforçar a conexão.
5. Gerir prioridades de forma estratégica – O tempo não se encontra, gere-se. Investir no bem-estar emocional pode ser um fator de sucesso tanto na vida pessoal como na profissional. E, é importante que o/a seu/sua companheiro/a se sentia uma prioridade na sua vida.
No fundo, tal como no mundo dos negócios, o sucesso de uma relação depende do investimento, da gestão equilibrada do tempo e da capacidade de cultivar conexões genuínas. Quando há espaço para o amor, há também mais motivação, bem-estar e harmonia, tanto na vida pessoal como na profissional.