O Dubai, destino mais popular do mundo pelos TripAdvisor Travellers Choice Awards, continua a oferecer as mais diferentes experiências aos seus visitantes. Com o objetivo de mostrar que é um destino acessível a todos os bolsos, o Departamento de Economia e Turismo do Dubai partilha algumas dicas sobre como economizar durante as férias na cidade.
O leque de conselhos úteis direciona-se àqueles que desejam aproveitar ao máximo sua estada na cidade mais cosmopolita dos Emirados Árabes Unidos sem comprometer o orçamento.
Visitar fora da época alta, que acontece de outubro a março, é uma das principais sugestões. Neste período, são muitos os hotéis que apresentam campanhas e preços especiais, assim como também se pode encontrar tarifas aéreas mais baixas e descontos nos principais centros comerciais e atrações. O tempo mais quente não será uma condicionante na viagem, pois muitos dos principais locais do Dubai são interiores e têm ar condicionado.
Outra das propostas é movimentar-se pela cidade recorrendo ao Metro do Dubai, que cobre as principais áreas da cidade, incluindo o aeroporto e os locais turísticos mais populares do destino. A opção mais económica é adquirir o cartão NOL, que pode ser utilizado também no monocarril da Palm Jumeirah e nos autocarros. Os cartões NOL podem ser comprados e recarregados em todas as estações de metro e de autocarro, bem como em vários centros comerciais e supermercados da cidade. Também os táxis têm preços competitivos, com uma ida para o Aeroporto Internacional do Dubai desde a Palm Jumeirah a custar pouco mais de AED90 (cerca de 20 euros).
Para explorar a parte antiga da cidade, os visitantes podem atravessar o icónico Creek a bordo das tradicionais abras, barcos de madeira utilizados como táxis aquáticos, por apenas AED1 (cerca de 30 cêntimos). Durante o percurso, é possível desfrutar de vistas panorâmicas das casas tradicionais emirati e das suas torres de vento, tendo como pano de fundo a zona nova da cidade com os seus arranha-céus.
Dubai é conhecido por sua rica diversidade gastronómica, com opções para todos os orçamentos. Nos bairros de Karama, Bur Dubai e Deira, é possível saborear diversos petiscos a preços económicos. No bairro histórico de Al Fahidi, os visitantes podem desfrutar dos aromas do café no Museu do Café ou escolher entre mais de 100 tipos de chá na Arabian Tea House. Por toda a cidade, as roulottes oferecem uma variedade de opções para refeições rápidas.
Além disso, há muitas opções de lazer económicas em Dubai. Desde desfrutar das praias públicas, como a Kite Beach, até passear pela Dubai Marina ou assistir aos espetáculos de som e luz na Dubai Fountain, com o Burj Khalifa como cenário. Os amantes de arte podem explorar a City Walk, onde encontram obras do famoso artista Banksy e do português Vhils. Ainda é possível explorar a história do emirado visitando o Museu Al Shindagha e a Casa de Perfume, onde exposições interativas contam a evolução da região ao longo dos anos.
Recorde-se ainda que o Dubai tem em vigor a campanha especial dedicada às famílias – “Este Verão, as crianças não pagam”. Válida até 31 de agosto, a campanha conta com descontos e ofertas destinadas às famílias em hotéis, atrações e experiências selecionados no Dubai, que podem ser consultadas aqui.