O magnésio presente no alho ajuda a dilatar os vasos sanguíneos o que pode melhorar a circulação do sangue, reduzindo a tensão arterial.
Este alimento liberta alicina, uma substância que diminui a viscosidade do sangue e dilata as artérias. Tal acontece porque a alicina atua evitando a produção de angiotensina II, um composto que pode contrair os vasos sanguíneos e levar ao aumento da tensão. Ao ajudar na dilatação dos vasos sanguíneos, a alicina melhora o fluxo sanguíneo e contribui para a redução da tensaõ arterial.
Segundo uma investigação publicada na revista científica European Journal of Clinical Nutrition, o alho também estimula a produção de óxido nítrico e de outros compostos que podem ajudar a dilatar os vasos sanguíneos.
Outro estudo publicado na revista científica Experimental and Therapeutic Medicine, refere que o alho pode ser tão eficaz quanto alguns remédios para baixar a tensão.
As evidências acima indicam que o alho baixa mesmo a tensão, mas isso não significa que se deve substituir o remédio para hipertensão ou qualquer outro tratamento pelo alho. Mas, de forma complementar, o alho pode ajudar a controlar a tensão e a melhorar a saúde geral.