<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

O nosso cérebro elimina resíduos tóxicos, mas para isso é preciso adotar este hábito (diariamente)

28 Outubro 2024
Forever Young

A eliminação de produtos nocivos do cérebro, resultado da sua intensa atividade diária, é potencializada quando descansamos. Assim, hábitos que visam dormir melhor ajudam a melhorar a saúde neurológica

Cada vez mais pessoas sofrem de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer ou a doença de Parkinson. Muitos deles, até onde sabemos, apresentam uma característica fisiológica comum: o acumular de uma série de proteínas alteradas no tecido cerebral.

A eliminação destas proteínas , explica o neurocientista da Oregon Health and Sciences University (Estados Unidos) Juan Piantino em declarações ao portal de divulgação Medical News Today , «é um processo fundamental para a saúde do cérebro sobre o qual até agora conhecíamos muito bem».

Este especialista é o autor de um novo estudo publicado na revista acadêmica Proceedings of the National Academy of Sciences , no qual documentou como o sistema glinfático é responsável pela limpeza do cérebro dos resíduos de toxinas.

O autor e a sua equipa recrutaram cinco participantes que foram submetidos a neurocirurgia para eliminação de tumores cerebrais . Todos receberam um contraste inerte à base de gadolínio, que foi injetado no líquido cefalorraquidiano durante a operação para que chegasse ao cérebro.

Posteriormente, um tipo especial de ressonância magnética (MRI) chamada FLAIR (recuperação de inversão atenuada por fluido) foi realizada 12, 24 e 48 horas após as cirurgias para observar como o contraste se movia pelo cérebro.

Os investigadores puderam observar como o cérebro “limpava” os resíduos através de uma rede de espaços perivasculares, áreas interligadas e cheias de líquido que rodeiam pequenos vasos sanguíneos.

Os cientistas observaram que a eliminação de resíduos acontece sobretudo durante a noite, enquanto dormimos, conclusão consistente com evidências anteriores que constataram que o sono de qualidade tem um impacto significativo na saúde deste sistema glinfático.

 

Mais Recentes

Estudo revela como os portugueses preparam as suas malas para viajar

há 6 minutos

Investigadores portugueses mostram impacto de terapia inovadora no tratamento de doença da visão

há 41 minutos

Dados de viagens revelam que os viajantes portugueses não se cansam da Ásia

há 1 hora

Celebre o verão com um brunch e acesso diário à piscina: tudo neste hotel

há 16 horas

Opinião: «Hiper-realistas, bebés reborn podem ser confundidos com bebés reais: brinquedo ou apoio emocional?», Alberto Lopes, neuropsicólogo/hipnoterapeuta

há 17 horas

5 dicas essenciais para vender os seus produtos em segunda mão

há 17 horas

Médico de Família: «O seu médico, sempre presente», Deolinda Chaves Beça, médica de família

há 17 horas

Água termal, temperatura a 30ºC e sem paredes: estas são as únicas termas ao ar livre em Portugal (continental)

há 18 horas

«Não use estes medicamentos; se usados em excesso, pode ter efeitos semelhantes aos da cocaína», alerta especialista

há 18 horas

Acabaram-se as picadas de agulha dos diabéticos: este invenção controla a glicemia com mais precisão

há 18 horas

Este é o “café mais bonito do mundo”: turistas fazem fila para entrar e um café pode custar 13 euros

há 19 horas

Para conhecer já hoje: estes são os 8 benefícios da masturbação

há 19 horas

Faça com que as almofadas e os travesseiros durem mais tempo: ponha em prática este truque

há 19 horas

Procure imediatamente o médico se sentir estas dores

há 20 horas

Água com gás: é ou não saudável?

há 20 horas

Se já passou dos 50: jamais coma estes alimentos à noite

há 20 horas

Projeto Universitário Contra o Cancro: como falar com jovens adolescentes?

há 21 horas

Esta é razão que leva a barriga a fazer barulho quando está vazia

há 22 horas

Nunca mais deite fora esta parte da cenoura: é um bônus para a saúde

há 22 horas

Óbito: Morreu o apresentador espanhol Manuel Torreiglesias

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.