GOLPE DE SORTE’, o primeiro filme de Woody Allen falado em francês, estreia a 5 de outubro em 40 sala de cinema. O realizador de 87 anos, que passou por Lisboa no passado mês de setembro, escolheu a cidade de Paris como pano de fundo para a sua 50ª obra cinematográfica.
O filme segue a história de Fanny (Lou de Laâge – ‘Banca Como a Neve’) e Jean (Melvil Poupaud – ‘Uma Bela Manhã’), um jovem casal francês aparentemente bem-sucedido: apaixonados desde o primeiro momento, vivem num maravilhoso apartamento inserido num exclusivo bairro de Paris. Mas, quando a protagonista se cruza com Alain (Niels Schneider – ‘As Coisas Que Dizemos, As Coisas Que Fazemos’) – um antigo colega de escola – começa a questionar-se. Aquilo que parece ser uma pequena infidelidade conjugal, acaba por se converter num misterioso crime, transportando o espectador para um cenário de thriller onde o planeamento é fulcral, mas onde a sorte joga o seu papel.
Um filme inicialmente pensado em inglês, mas que o realizador, apaixonado pelo cinema europeu, e pelo francês em particular, decidiu filmar em França, com um elenco de atores franceses, onde se inclui a atriz portuguesa de origem cabo-verdiana Sara Martins. Para além destes, ‘GOLPE DE SORTE’ conta ainda com a comediante francesa Valérie Lamercier (’50 são os novos 30’), Grégory Gadebois (‘A Sindicalista’) e Guillaume de Tonquédec (‘O Nome da Discórdia’).
Woody Allen, que esteve em Portugal nos dias 13 e 14 de setembro, no âmbito da digressão da New Orleans Jazz Band traz-nos em ‘GOLPE DE SORTE’ o thriller e o romance inspirado nas cores da deslumbrante da cidade da luz.
GOLPE DE SORTE retrata o importante papel que o acaso e a sorte desempenham nas nossas vidas.
Fanny (Lou de Laâge) e Jean (Melvil Poupaud) parecem ser o casal ideal – são ambos bem-sucedidos profissionalmente, vivem num apartamento deslumbrante num bairro exclusivo de Paris e parecem estar tão apaixonados como quando se conheceram. Mas quando Fanny se cruza com Alain (Niels Schneider), um antigo colega de escola, fica deslumbrada. Rapidamente, os dois voltam a ver-se e tornam-se cada vez mais próximos…