«As bactérias Legionella estão frequentemente presentes no solo e na água fresca», refere o msdmanuals.com .
A água contendo essas bactérias pode penetrar no sistema de encanamento de um edifício. «Assim, um surto de Legionella começa frequentemente no sistema de abastecimento de água de um prédio. Nesses casos, as pessoas geralmente contraem a infecção ao inalar gotículas de água contaminada que foram espirradas de chuveiros, vaporizadores, fontes decorativas, banheiras de hidromassagem ou torres de resfriamento de água para ar-condicionado», é ainda referido.
A doença dos legionários não é transmitida de pessoa a pessoa, importa esclarecer.
«A bactéria Legionella geralmente infecta os pulmões, causando a doença do legionário», refere a mesma entidade, «às vezes, a bactéria afeta apenas o trato respiratório superior e não causa pneumonia. Essa infeção é chamada febre de Pontiac e é mais leve que a doença do legionário».
Em casos raros, essas bactérias também podem infetar outras áreas do corpo, principalmente em pessoas com o sistema imunológico debilitado ou com uma enfermidade grave, é referido. «O coração é mais comumente afetado, mas o cérebro e a medula espinhal, o fígado, o baço, os linfonodos e os intestinos podem ser igualmente afetados».