Anemia é um termo médico utilizado de forma generalista para descrever um estado em que o sangue do paciente possui um número abaixo do normal de glóbulos vermelhos ou de hemoglobina, que é a substância responsável por transportar o oxigénio captado pelo pulmão até outras partes do corpo humano.
A anemia também pode designar diversas condições em que os glóbulos vermelhos não se formam por completo ou têm uma aparência deformada, não podendo assim funcionar de uma forma correta.
Quais são os tipos de anemia?
Existem diversos tipos de anemia:
– anemia ferropriva: é o tipo de anemia causado por deficiências de ferro e de Vitamina B12, que servem como material-base para que o corpo produza os glóbulos vermelhos e a hemoglobina. Também pode ser chamada de anemia perniciosa.
– anemia por falta de produção de glóbulos vermelhos: o corpo deixa de produzir glóbulos vermelhos por diversos motivos, que podem ir de deficiência de ferro a até mesmo insuficiência renal.
– anemia aplástica: resulta da destruição da medula óssea por motivos variados, que vão desde uma doença de cunho maligno a até mesmo à exposição a toxinas e a metais pesados. Na anemia aplástica, o corpo perde a capacidade de produzir glóbulos vermelhos e glóbulos brancos, as células pela defesa do organismo.
– anemia megaloblástica: o corpo chega a produzir glóbulos vermelhos, mas eles são deformados e imaturos, não podendo executar corretamente as suas atividades.
– anemia falciforme: os glóbulos vermelhos também são deformados, mas possuem um formato de foice que é bastante característico. Esta é uma doença hereditária e crónica.
Quais são os sintomas de anemia?
Entre os sintomas mais comuns de anemia, podemos incluir:
– descida da pressão arterial;
– cansaço;
– palidez em pontos como os olhos e as gengivas (nas mucosas do corpo);
– tontura;
– fraqueza;
– sonolência;
– dor muscular;
– taquicardia;
– falta de ar.
Como se trata a anemia?
O tratamento da anemia é determinado diretamente pela condição que a causa. Na maior parte dos casos, é necessário aumentar a ingestão de ferro e vitamina B12 e fazer o uso de suplementos.
No entanto, certas anemias são tratadas com transplante de medula óssea. No caso sa anemia falciforme, é necessário realizar um acompanhamento médico por toda a vida.