Partilhar

O que sabe a ciência sobre o impacto do plástico na saúde

A ciência demonstrou há décadas que o plástico lançado no meio ambiente, como o das minúsculas bolas que estão a dar à costa no norte de Espanha, acaba por penetrar no corpo humano e afectar a saúde.

17 Janeiro 2024
Forever Young

Os investigadores dividiram as partículas de plástico encontradas em quase todos os órgãos, tecidos e membranas do corpo humano em dois tipos: microplásticos (menos de cinco milímetros) e nanoplásticos (com diâmetros inferiores a 0,001 milímetros), segundo uma notícia divulgada hoje pela agência noticiosa espanhola EFE, avança a Lusa.

Estas últimas partículas, um dos principais poluentes do ambiente, especialmente da água, podem “ter dimensões 70 vezes inferiores ao diâmetro de um cabelo” e conseguem “atravessar as membranas celulares do nosso corpo, tornando-se mais fácil a sua ingestão e absorção”, representando um potencial risco para a saúde, segundo o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.

O centro de investigação ligado à Universidade de Lisboa divulgou na semana passada um estudo sobre como os nanoplásticos podem afetar células intestinais e cerebrais e desencadear respostas inflamatórias no corpo humano.

Um cargueiro perdeu a 08 de dezembro, a 80 quilómetros de Viana do Castelo, mais de mil sacos com 26,2 toneladas de bolas de plástico, conhecidas como ‘pellets’, que estão a dar à costa no norte de Espanha, sobretudo na Galiza, desde o início do ano.

Até ao final da semana passada, foram recolhidas cerca de 1,7 toneladas das minúsculas bolas, usadas na fabricação de plásticos, nas praias galegas, segundo o governo da região espanhola, tendo sido também encontradas ‘pellets’ na costa das Astúrias.

Um relatório da Universidade da Corunha identificou até 14 elementos tóxicos em mostras de bolas encontradas numa praia de Muxia (Galiza).

Embora ainda haja muito para saber sobre o impacto do plástico na saúde, estas são algumas das principais evidências:

Na placenta e leite materno

Muitos bebés ingerem microplásticos ainda antes de nascer e, logo depois, através do leite materno, segundo duas investigações de um grupo de cientistas italianos dos hospitais de Fatebenefratelli (Roma) e Bolognini( Bergamo) e das universidades de Ancona e Pavia.

O primeiro trabalho, publicado em 2020, permitiu encontrar microplásticos nas placentas de seis mulheres saudáveis com idades entre os 18 e os 40 anos e com uma gravidez normal.

No caso do segundo, de 2022, foram detetados microplásticos em 75% das amostras de leite materno de 34 mães pela primeira vez e sem problemas de saúde.

Na corrente sanguínea

Um projeto de investigação holandês (Immunoplast, de 2022) tornou-se o primeiro a demonstrar que a corrente sanguínea contém partículas micro e nanoplásticas, de acordo com a EFE.

Amostras de sangue de 18 dos 22 doadores anónimos participantes do estudo continham plástico, o que, na opinião das cientistas que desenvolveram um método analítico específico para o descobrir, indica estar-se diante de uma “ameaça à saúde pública”.

No pulmão

Outro grupo de investigadores da Universidade de Hull, no Reino Unido, constatou a presença de partículas microplásticas em zonas profundas do pulmão em pacientes alvo de procedimentos cirúrgicos.

Dos 13 doentes analisados, 11 tinham microplásticos nos pulmões de até 39 tipos diferentes, sendo os mais comuns pedaços de Polietileno tereftalato (PET) utilizados no fabrico de garrafas, de polipropileno (PP), usado em recipientes e tubos plásticos, e resina, frequentemente usada como adesivo ou selante.

No cérebro

A presença de partículas plásticas na corrente sanguínea constituiu uma pista para cientistas, que revelaram a sua capacidade para “enganar” o controlo de segurança do cérebro – a barreira hematoencefálica – e provocar um estado de inflamação contínua semelhante ao criado por doenças degenerativas, como a de Parkinson ou a de Alzheimer.

Na cognição

Uma equipa do Instituto de Investigación Sanitaria (IBS) de Granada (Espanha), que estuda há quase 30 anos o impacto do Bisfenol A (usado na produção de muitos utensílios plásticos de uso diário), ligou a existência de altos níveis deste contaminante a problemas de pensamento e comportamento em crianças de nove a 11 anos.

O IBS também estuda o impacto do Bisfenol A no sistema imunológico, no metabolismo ou no aumento do risco de cancro.

No equilíbrio intestinal

Investigadores do Conselho Superior de Investigação Científica (CSIC), de Espanha, também corroboraram em 2022 que a digestão de microplásticos diminui a quantidade de bactérias benéficas presentes no cólon.

“Dada a possível exposição crónica a estas partículas através da nossa alimentação, os resultados obtidos sugerem que a sua ingestão continuada pode alterar o equilíbrio intestinal e, portanto, a saúde”, sublinharam os investigadores, citados pela EFE.

No cancro

A ciência também provou que existem partículas de plástico noutros órgãos, como o fígado, o baço ou os rins, e monitoriza de perto a sua influência em problemas de fertilidade e doenças como a diabetes, as doenças cardiovasculares ou o cancro.

Há apenas alguns meses, um grupo de investigadores da Universidade Autónoma de Barcelona reviu a literatura científica sobre o potencial dos microplásticos e nanoplásticos para induzir o cancro a longo prazo.

“A maioria dos 28 trabalhos analisados sugeriu que esses contaminantes são capazes de fomentar efeitos relacionados com o desenvolvimento do cancro em humanos”, concluíram os cientistas.

Mais Recentes

O verão está a terminar mas saiba que pode manter o seu belo bronzeado mais tempo com a ajuda deste alimento

há 19 minutos

“Consumir de preferência até” e “prazo de validade” dos alimentos não são a mesma coisa: esclareça aqui os dois conceitos e não seja engando

há 42 minutos

Se vir filas na Mercadona não estranhe: vão à procura deste novo produto que é a salvação para cabelos secos (custa menos de 3 euros)

há 17 horas

Os amantes do automobilismo já podem trazer as suas marcas de carros preferidas nos pés: basta adquirir estes luxuosos ténis

há 17 horas

É dos muitos que sofrem de insónia de forma recorrente? Relaxe: experimente esta infusão e durma melhor (já hoje)

há 17 horas

Estes 8 alimentos são tão ricos em proteínas que podem substituir o ovo 

há 18 horas

Todos queremos ter abundância e prosperar na vida: para o conseguir ponha já em prática estes conselhos

há 18 horas

Gostava de visitar a Assembleia da República? Se tudo correr bem, vai conseguir fazê-lo aos fins-de semana

há 18 horas

Era para ser antes, mas atraso não permite que o novo hospital desta cidade abra portas antes de 2026

há 18 horas

Orlando Bloom segue os passos de Cristiano Ronaldo, e não estamos a falar de futebol (mas sim de algo muito mais frio)

há 19 horas

Por mais de 10 milhões de euros a mansão secreta deste antigo presidente norte-americano está à venda

há 19 horas

Colocado o sinal de não incomodar, é hora de fechar a porta do aposento: hotéis revelam os pedidos de serviço de quarto mais estranhos (e loucos)

há 19 horas

Com 95 mil centenários este país bate recorde de longevidade (e é a casa da pessoa mais velha do mundo)

há 20 horas

Devido aos fogos que atingem Portugal esta companhia aérea permite mudar voos do Porto para Lisboa (sem custos para passageiros)

há 20 horas

Esta prestigiada universidade tem um curso que ensina como ser feliz: descobrimos 8 das suas principais lições

há 20 horas

Numa altura em que Portugal volta a ser fustigado pelo fogo, este livro chega para nos relembrar os incêndios de 2017

há 20 horas

Um dos mais notáveis romances em língua portuguesa publicados no século XX vai regressar às livrarias

há 20 horas

Conhecido pelo café de excelência, São Tomé e Príncipe é agora a “casa” de um “café impossível”: a responsabilidade é toda da Delta

há 20 horas

Brasil vai acolher mais dois hotéis desta companhia hoteleira portuguesa: descobrimos onde vão ficar localizados e podemos revelar que é o paraíso

há 21 horas

Esta é a infusão que deve beber regularmente para ter um abdômen saudável (e limpo), aconselha esta especialista

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.