O que sinaliza o fim da menopausa?

Benjamin Franklin escreveu que nada é certo neste mundo, exceto a morte e os impostos, mas gostaríamos de acrescentar mais uma certeza para 50% da população: a menopausa .

A menopausa é definida como um ano a partir do último período menstrual de uma pessoa e a idade média é de 51,5 anos. No entanto, há muito mais do que isso: há a perimenopausa, que precede a menopausa, e a pós-menopausa, que a sucede.

Geralmente pensamos em perimenopausa e  menopausa  quando discutimos os diferentes estágios da menopausa. 

Clinicamente, a perimenopausa são os meses ou anos anteriores à menopausa. Durante esse período, as mulheres podem desenvolver muitos dos mesmos sintomas que vemos na menopausa, mas ainda podem menstruar. Esta fase tende a durar em média de quatro a seis anos, mas pode durar até dez anos. Dentro da fase da perimenopausa existe a fase de transição inicial e fase de transição tardia.

No início, os períodos podem ficar mais próximos ou mais distantes. A transição tardia é quando se pode “pula” completamente os ciclos e o intervalo entre os períodos fica muito mais longo. Além dos períodos irregulares, as mulheres na perimenopausa podem apresentar o aparecimento de uma variedade de sintomas, incluindo ondas de calor e suores noturnos, insónia, mau humor, ansiedade, ganho de peso e confusão mental.Também podem observar alterações na pele – acne, ressecamento ou ambos – e uma série de outros sintomas surpreendentes. Todos estão relacionados com a flutuação e declínio gradual dos níveis de estrogénio no corpo.

A menopausa é definida como um ano a partir do último período menstrual, e a idade média é de 51,5 anos, embora possa acontecer mais cedo ou mais tarde, dependendo da mulher. Na menopausa, o estrogénio atinge o seu nível mais baixo e permanece baixo pelo resto da vida. Isso pode desencadear sintomas em todo o corpo. Depois de alguém passar pela menopausa, é considerado ‘pós-menopausa’ pelo resto da vida.

Final da menopausa

A perimenopausa é um estágio, enquanto a menopausa é um momento único que você atinge exatamente 12 meses consecutivos após seu último período menstrual. Esse momento marca o fim definitivo da fertilidade. A partir desse momento, a mulher é considerada na pós-menopausa. No início da pós-menopausa, pode sentir sintomas como ondas de calor, suores noturnos, dificuldades de sono e alterações de humor, juntamente com flutuações em alguns níveis hormonais. Na parte final da pós-menopausa, os níveis hormonais permanecem muito baixos e sintomas como secura vaginal, sexo doloroso e sintomas de bexiga (ITUs, urgência urinária, frequência e incontinência) são mais comuns.

Mas o principal ponto a perceber é que a fase pós-menopausa dura o resto da vida da mulher. Pode ser mais difícil para as mulheres que tiveram o útero removido ou que usam um DIU contraceptivo saber se estão na menopausa, uma vez que a menstruação não é um indicador confiável. 

O que acontece após a menopausa

Embora a menopausa seja um momento único – a marca de um ano após a sua última menstruação – a mulher pode continuar a apresentar sintomas durante muitos anos. Alguns dos sintomas físicos sinalizados incluem:

  • Ondas de calor (embora ela revele que cerca de 25% das mulheres não terão ondas de calor – um equívoco comum)
  • Suor noturno
  • Dormir mal
  • Alterações na pele, cabelo, peso e sintomas geniturinários (como secura vaginal, urgência urinária, incontinência, ITUs frequentes e diminuição da libido)

Do lado psicológico, a mulher pode viver:

  • Dificuldade de concentração
  • Lapsos de memória
  • Mudança de humor
  • Irritabilidade

Como se esses sintomas não bastassem, as mulheres na pós-menopausa também devem estar cientes dos riscos à saúde associados à perda de estrogénio. Ele ajuda a manter os ossos saudáveis ​​e, na menopausa, ocorre perda óssea com o potencial desenvolvimento de osteoporose, o que torna as fraturas mais comuns.

A perda de estrogénio está associada a um maior risco de doenças cardiovasculares, que é a causa número um de morte tanto para homens como para mulheres.

É essencial lembrar que os sintomas podem ser absolutamente tratados e melhorados com opções que incluem mudanças no estilo de vida, suplementos, terapias integrativas e medicamentos prescritos, incluindo terapia de reposição hormonal (TRH).

Ler Mais