Em Itália , principalmente em regiões menos turísticas e pequenos vilarejos, mantem-se a tradicional passeggiata. Ou seja, depois do jantar, muitas pessoas saem para uma caminhada noturna.
O objetivo não é ir do ponto A ao ponto B, queimar calorias ou acumular passos diários, mas simplesmente dar um passeio e partilhar um momento com a família ou amigos.
Embora uma refeição pesada possa dar vontade de dormir, sair para caminhar tem benefícios digestivos. Um estudo realizado entre estudantes que sofrem de síndrome do intestino irritável, descobriu que quanto mais os doentes caminhavam, menos sentiam os sintomas da patologia. Isso pode ocorrer porque o exercício estimula os movimentos do estômago e dos intestinos.
E quando se trata de regulação do açúcar no sangue, o melhor momento para caminhar é depois das refeições. Este estudo de 2022 para a revista Sports Medicine mostrou que uma “caminhada de intensidade leve” após uma refeição tem um efeito positivo nos níveis de açúcar no sangue e de insulina.
De forma mais geral, sabemos que o exercício é bom para o coração e isso é verdade mesmo em pequenas doses. De acordo com um relatório publicado pela Harvard Medical School em 2017, caminhar duas horas e meia por semana, ou apenas 21 minutos por dia, reduz o risco de doenças cardiovasculares em 30%. Caminhar ao ar livre também pode ser bom para a saúde mental.