Partilhar

O seu PPR é o mais rentável? Faça aqui a simulação

Alguma vez comparou o seu plano de poupança-reforma com outros, eventualmente mais rentáveis? Más notícias: é possível que esteja a perder bom dinheiro.

1 Outubro 2020
Forever Young

A probabilidade de estar a apostar num plano de poupança-reforma (PPR) pouco atrativo para criar um bom complemento de reforma é grande. Ou melhor, muito grande. A conclusão dos nossos especialistas é de que 99% dos PPR não oferece a melhor rentabilidade do mercado.

E o caricato é que muitos destes investidores, a grande maioria porventura, nem sequer o sabe, porque desconhece o rendimento do seu produto e nunca o pôs lado a lado com outros PPR, eventualmente mais rentáveis.

COMPARE O RENDIMENTO DO SEU PPR

Nos últimos cinco anos – período que permite uma análise mais consistente da rentabilidade –, os fundos PPR (sem capital garantido, mas com maior potencial de valorização)ganharam, em média, 0,9%, mas a nossa Escolha Acertada obteve 6,7% ao ano. Ou seja, por cada 10 mil euros investidos, os aforradores perderam 580 euros ao ano, em média, por não terem elegido a melhor opção.

Mas as perdas podem ser superiores, pois o fundo PPR menos rentável escorregou para terreno negativo, obtendo -1,2 por cento. Nesse caso, as perdas totalizaram 790 euros ao ano.

Comissões também devem ser tidas em conta

Não é só o rendimento que varia consoante o PPR. Os valores das comissões cobradas pelas entidades gestoras – subscrição, gestão e depósito e resgate – também dependem do produto. É fundamental escolher um PPR que não tenha uma estrutura de custos muito pesada.

Veja as diferenças. A média das comissões de subscrição é de 1,2% do montante que o investidor entrega nesse primeiro momento, mas há vários PPR que cobram 5 por cento. Para as comissões de gestão e depósito a média é de 1,7%, mas há PPR que cobram 4 por cento. E, para resgatar, o custo médio é de 1,1%; porém, há comissões que podem atingir 5% sobre o montante a resgatar.

Compare e transfira

Para saber se o seu PPR apresenta uma rentabilidade interessante, vá a www.ganhemaisnoppr.pt e ponha-o à prova. Esta ferramenta permite comparar o rendimento dos últimos três anos dos quase 700 PPR existentes no mercado, sob a forma de fundo e seguro. Indique o seu nome, e-mail e contacto telefónico. Em poucos segundos, irá receber, no seu e-mail, uma mensagem de confirmação do endereço eletrónico, para que possa concluir o registo e avançar para a simulação.

Confirmado o e-mail, selecione o seu PPR da lista de produtos disponíveis no simulador e aguarde pelo veredicto. Em menos de um minuto irá receber também no seu e-mail a nossa análise.

Com o resultado da simulação, fica a conhecer o rendimento seu PPR e o das melhores propostas de fundos PPR e seguros PPR, e também se deve ou não transferir. Esta comparação é feita com base no rendimento anualizado dos últimos três anos. Não se espante se o PPR que detém atualmente apresentar uma rentabilidade igual ou superior às nossas propostas. Ao lado dos resultados apresentados na página www.ganhemaisnoppr.pt irá encontrar um quadro explicativo sobre como interpretar esta informação.

Vai encontrar também um botão de alerta, que recomendamos que ative, para ser avisado, por sms, sempre que as nossas recomendações forem atualizadas.

Para transferir o seu PPR, basta clicar em “Saiba como transferir” (opção também possível no e-mail que recebeu com o resultado da simulação). A partir deste momento, é redirecionado para o site da entidade gestora do fundo ou do seguro PPR que elegeu, que o irá ajudar a finalizar o processo de transferência.

Cabe-lhe a si, naturalmente, a decisão avançar ou não, mas lembre-se: tratando-se de uma poupança de longo prazo, pequenas diferenças de rendimento repetidas ao longo de vários anos ou décadas podem representar milhares de euros perdidos.

  • Para mais informações consulte este link

Mais Recentes

Chegou a época mais fria e como tal importa tratar bem da pele: saiba aqui a melhor forma de o fazer

há 1 hora

Conheça os segredos que as mulheres escondem, mas que querem que os homens descubram

há 1 hora

Se não quer envelhecer mais depressa não durma com roupas apertadas

há 1 hora

Nem lentilha nem feijão: conheça a leguminosa que deve consumir para ficar com a barriga lisa

há 2 horas

TAP Air Portugal vai ter duas novas rotas para os EUA: vão ligar diretamente Lisboa a Los Angeles e o Porto a Boston

há 2 horas

Procedimento totalmente inovador promete ser a revolução do tratamento na neoplasia prostática

há 2 horas

Vila Galé inaugura novo resort no Ceará destacando o bem-estar e experiências únicas

há 3 horas

Isto é o que acontece ao corpo se comer batatas todos os dias, alertam especialistas

há 4 horas

Opinião: «Excessos na época festiva e o impacto na saúde do fígado», Arsénio Santos, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado

há 5 horas

Precisa de dinheiro? Estes são os signos que (muito provavelmente) vão ficar ricos em 2025

há 5 horas

UE adota recomendação para a criação de espaços sem tabaco ao ar livre

há 5 horas

Investigadores portugueses recebem bolsas do Conselho Europeu de Investigação

há 5 horas

E se o desafiassem para dizer adeus a 2024 num evento de entrada gratuita e com provas de chocolates de borla: aceitava?

há 6 horas

Dia Internacional dos Portadores de Alergia Crónica: «É muitas vezes subestimada e afeta a qualidade de vida de milhões de pessoas», Tiago Rama, imunoalergologista

há 7 horas

Especialistas descobrem sintoma que prevê com precisão quem terá um ataque cardíaco nos próximos 2 anos

há 7 horas

“No inverno tudo piora”: campanha apela à solidariedade para mudar as condições de vida de quem é forçado a fugir da guerra e do frio

há 7 horas

Quer comprar um termoacumulador, mas não sabe o que escolher? Estes são os pontos mais importantes a considerar

há 7 horas

Médicos reforçam a importância de cuidar do coração durante a época festiva

há 7 horas

Opinião: «Após uma doença ou acidente, quem pode e quem quer, tem direito a voltar ao trabalho », Mónica Salazar, diretora do CRPG – Centro de Reabilitação Profissional

há 7 horas

Especialista revela o que nunca se deve fazer quando se está constipado

há 8 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.