<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Obesidade: «Com este estudo queremos perceber como os portugueses encararam a doença e quem dela padece», Ana Rita Pedro, Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa

30 Janeiro 2025
Sandra M. Pinto

A obesidade é influenciada por uma combinação de fatores que inclui genética, hormonas, comportamento e ambiente. Este estudo aborda o problema numa angulo diferente. 

A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Universidade Nova de Lisboa está a levar a cabo um estudo para perceber quais os conhecimentos e preconceitos dos portugueses em relação à obesidade para, com base nos resultados, delinear estratégias de ação para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

“Convive habitualmente com pessoas com obesidade?”, “Que tipo de sentimentos experiencia ao interagir com uma pessoa com obesidade?” e “Daria emprego a uma pessoa com obesidade?” são apenas três das cerca de 30 perguntas que são feitas no estudo e que podem ser respondidas online.

«Este estudo insere-se num projeto de investigação de literacia em saúde que ao longo dos últimos anos se tem dedicado a vários temas de saúde pública e que, neste caso, visa aumentar o conhecimento sobre obesidade, a forma como esta doença é encarada pelos portugueses para, no limite, contribuir para influenciar melhores políticas públicas», refere em entrevista à Forever Young, Ana Rita Pedro, da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa e uma das responsáveis pelo estudo.

Veja a entrevista aqui: