Aston Barrett, baixista da lendária banda de reggae ‘Bob Marley and the Wailers’, morreu no sábado aos 77 anos, no Hospital da Universidade de Miami, na Flórida, nos Estados Unidos.
“Family Man”, como o músico era conhecido, nasceu em 1946 e cresceu na capital jamaicana, Kingston.
Músico e ator, Aston Barrett Jr, filho do baixista, anunciou a morte nas redes sociais e contou que o pai faleceu “após uma longa batalha médica”.
Family Man afastou-se da música em 2019. Em 2020, foi eleito o baixista número um pela revista Bass Player, no ranking dos “20 baixistas lendários que moldaram o som do baixo elétrico”.
À mesma revista, em 2007, ele disse: “Já toquei antes de Bob, com Bob e depois de Bob e ao longo do caminho criei um conceito totalmente novo de tocar baixo. Isso é apenas minha coisa. Esse é o meu destino”.
“Esta manhã, o mundo perdeu não apenas um músico icónico e a espinha dorsal dos Wailers, mas um ser humano notável cujo legado é tão imenso quanto o seu talento. A nossa família pede privacidade durante este momento desafiador, pois as palavras não podem expressar nossa profunda perda. Aston Barrett foi o baixista original de Bob Marley and the Wailers, um pioneiro, um mentor e, o mais importante, um verdadeiro homem de família”, escreveu Barrett Jr nas redes sociais.