Clem Burke, baterista lendário e membro original do Blondie, morreu aos 70 anos após uma batalha silenciosa contra o cancro. A notícia foi confirmada pela banda hoje 7 de abril, através de um comunicado oficial publicados nas suas redes sociais.
«Clem não era apenas um baterista; ele era o batimento cardíaco de Blondie», diz a nota. «O seuSeu talento, energia e paixão pela música foram incomparáveis».
Burke esteve com o grupo desde 1975, participando em todos os álbuns ao lado de Debbie Harry e Chris Stein — e foi com eles que entrou para o Hall da Fama do Rock and Roll em 2006.
Mas a sua história vai muito além dos Blondie. Nas pausas e reviravoltas da banda, Clem emprestou a sua pegada para nomes como Iggy Pop, Joan Jett, Pete Townshend e The Eurythmics. E para quem não lembra: ele ainda passou pelos Ramones, assumindo as baquetas em dois concertos em 1987, após a saída de Richie Ramone.
«O seu espírito vibrante, entusiasmo contagiante e ética de trabalho sólida tocaram todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo», diz o comunicado da banda.