O antigo jornalista da TSF Emídio Fernando morreu na passada quarta-feira aos 59 anos em Lisboa, vítima de doença, avança a TSF.
«O óbito foi confirmado pela GEM Angola Global Media, empresa proprietária da Rádio Essencial, da qual Emídio Fernando era diretor», refere a noticia.
Historiador, autor e jornalista, Emídio Fernando nasceu a 12 de outubro de 1965, em Seles, Angola. «Dedicou-se ao jornalismo em Portugal, destacando-se em vários órgãos de comunicação social como a TSF e o Tal&Qual, jornal do qual foi diretor. Foi ainda fundador do 24Horas», escreve a TSF.
«Emídio Fernando foi envido especial da TSF em conflitos na ex-Jugoslávia e no Iraque», é relembrado, «foi ainda repórter de guerra em Angola, Ruanda, Zaire, e Afeganistão. Recebeu ainda o Grande Prémio Gazeta, do Clube de Jornalistas».
«Em 2012, regressou definitivamente a Angola, integrando a equipa que fundou o jornal Nova Gazeta, do qual foi editor executivo. Em 2017, tornou-se diretor da Rádio Essencial, mantendo-se no cargo até morrer», conclui a TSF.
Foto. Facebook/Emídio Fernando (arquivo)