Partilhar

Óbito: Morreu Michel Jazy, lenda do atletismo francês

O antigo atleta, que deteve nove recordes do mundo nas provas de meio-fundo (dos 800 aos 5.000 metros), morreu aos 87 anos

2 Fevereiro 2024
Forever Young

O meio-fundista Michel Jazy, atleta francês mais conhecido da década de 1960, morreu aos 87 anos, confirmou esta quinta-feira a Federação Francesa de Atletismo (FFA), corroborando uma notícia avançada pelo jornal ‘L’Equipe’.

Michel Jazy, que foi duplo campeão da Europa e vice-campeão olímpico de 1.500 metros, em 1960, deteve nove recordes do mundo nas provas de meio-fundo (dos 800 aos 5.000 metros), despertando grande entusiasmo em França, onde a sua popularidade rivalizava com o ciclista Jacques Anquetil.

Nascido em 1936, em Pas-de-Calais, numa família de mineiros polacos, Jazy obteve a nacionalidade francesa aos 18 anos e já pôde participar nos Jogos Olímpicos de 1956, então com 20 anos.

Quando ainda não se disputavam Campeonatos do Mundo, ganhou tudo o que podia ganhar com exceção do título olímpico, sendo medalha de prata em 1960. Em 1964, ficaria em quarto lugar nos 5.000 metros.

“Para o mundo do atletismo e para a FFA é uma perda enorme, pelo que ele representava, nomeadamente neste ano em que se disputam Jogos Olímpicos em Paris”, disse André Giraud, presidente da FFA.

O antigo diretor da FFA e amigo da família Pierre Weiss também lamentou a morte do antigo atleta: “Jazy marcou o nosso desporto pelos seus resultados e pelos recordes do mundo, era uma grande figura do desporto francês. Levava multidões aos cafés, onde havia ecrãs de televisão”.

Por Lusa

Mais Recentes

IRS: «se receber menos não estranhe», afirma Ministério das Finanças

há 3 horas

Qual é a melhor posição para dormir? Especialistas esclarecem

há 3 horas

Óbito: Morreu o produtor de cinema de animação Diogo Carvalho

há 3 horas

Mentira patológica: «A mentira excessiva é um sintoma comum de diversas doenças mentais», Inês Oliveira Ferreira, psicóloga

há 4 horas

«Viajar com amigos faz bem à saúde mental», garante a ciência

há 4 horas

“Teste do sal e pimenta”: conheça a nova polémica nas entrevistas de emprego

há 4 horas

Quer manter um cabelo saudável? Siga estas dicas

há 5 horas

Descubra as cores certas para decorar cada espaço da sua casa

há 5 horas

Benefícios que pode retirar do consumo de camarão

há 6 horas

Lisbon Marriott distinguido pela AHP pelo seu compromisso com a sustentabilidade

há 6 horas

Plano para a Resposta Sazonal em Saúde para verão ativado em maio

há 6 horas

Uma hora de ecrã depois de deitar aumenta o risco de insónia em 59%, revela estudo

há 6 horas

Já pode entregar IRS: prazo prolonga-se até junho

há 7 horas

Monte da Amendonça: Retiros que transformam

há 8 horas

Hotel celebra Páscoa com menu especial, oficina de artes e caça aos ovos

há 8 horas

Seis erros comuns na escolha de probióticos (e como evitá-los)

há 10 horas

Hoje, o universo tem uma mensagem importante para estes 4 signos

há 10 horas

easyJet celebra aniversáriocom descontos especiais

há 10 horas

Mais de 4 mil euros: é o que esta agência espacial vai pagar a quem aceitar ficar 10 dias na cama

há 10 horas

Pombos-correio para o marketing? A E-goi lança o Pidgital

há 11 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.