<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Óbito: Morreu o escritor e cronista da vida queer Edmund White

4 Junho 2025
Forever Young

Tinha 85 anos.

Edmund White, o escritor, dramaturgo e ensaísta americano que foi aclamado por seus romances semiautobiográficos, como A Boy’s Own Story — e literalmente escreveu o livro sobre sexo gay, com o pioneiro The Joy of Gay Sex — morreu aos 85 anos.

O escritor na noite de terça-feira enquanto esperava por uma ambulância após apresentar sintomas de uma doença estomacal. A sua morte foi confirmada ao Guardian pelo seu agente, Bill Clegg, na quarta-feira.

White foi uma grande influência na literatura gay moderna, com prémios de literatura LGBTQ+ em sua homenagem e autores como Garth Greenwell, Édouard Louis, Ocean Vuong, Brandon Taylor e Alexander Chee, a reconhecer a sua importância. Surgido no final da década de 1970, disse certa vez sobre a sua geração : “A ficção gay anterior, de Gore Vidal e Truman Capote, era escrita para leitores heterossexuais. Tínhamos um público gay em mente, e isso fez toda a diferença. Não precisávamos especificar o que era Fire Island.”

Edmund White nasceu em 13 de janeiro de 1940, em Cincinnati, Ohio. É autor de dezenas de romances, contos, artigos e ensaios.