O locutor e ator Ruy Castelar faleceu esta sexta-feira de manhã.
A informação está a ser avançada por vários antigos colegas da rádio através das redes sociais.
Fonte próxima revela à nossa rádio M80 que após uma queda que deu durante o último fim-de-semana, Ruy Castelar acabou por ser internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde acabou por falecer na última madrugada.
«Nasceu em Lisboa, mas foi nos Açores que começou a carreira na rádio, depois de ter entrado na Marinha de Guerra onde tirou o curso de Engenharia de Máquinas Navais. Foi aos microfones do Rádio Club de Angra, nos Açores, que viria a começar a carreira e paixão pela rádio, passando mais tarde a fazer parte do Rádio Clube Portuguê, nos programas “Meia Noite” e “Sintonia 63”, ambos precisamente em 1963 e “A Noite é Nossa”, programa emitido pelo RCP entre 1967 e 1975», escreve a M80.
Mais tarde, «nos anos 80/90 passou pela Rádio Comercial com os programas “Fantástico” e “Clube da Manhã” e mais tarde na rádio pública, com programas na RDP Internacional».
Além da rádio, Ruy Castelar foi ator, passou pelo cinema, teatro e telenovelas, onde se destacou no filme Rapazes de Táxis (1965), com Tony de Matos e António Calvário e no teatro, teve alguns papéis na Companhia Francisco Ribeirinho.