O monsenhor cónego José Pedro Martins, antigo reitor do Seminário da Dioocese do Algarve, morreu na madrugada de hoje, dia 15, por volta das 4h30, no lar do Centro Paroquial de Santa Bárbara de Nexe, avançou a Folha de Domingo.
O sacerdote da Diocese do Algarve, de 82 anos, tinha sido acometido de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) a 17 de Julho de 2023, tendo posteriormente recuperado significativamente com ajuda médica desse acontecimento, mas a 22 de Abril deste ano sofreu um novo episódio que o deixou acamado e sem conseguir comunicar.
Depois de algumas semanas de tratamento em internamento hospitalar, desta vez mais prolongado, foi acolhido no lar do Centro Paroquial de Santa Bárbara de Nexe, uma das últimas paróquias em que foi pároco, sem registo de melhoras do seu estado de saúde ao longo dos últimos meses.
Na tarde de ontem, o monsenhor cónego José Pedro Martins recebeu ainda o sacramento da Santa Unção, administrado pelo padre Luís Gonzaga, sacerdote que o substituiu como pároco das paróquias de Santa Bárbara de Nexe e de Estoi.
Hoje, pelas 16h, será celebrada uma Eucaristia na igreja de Santa Bárbara de Nexe por sufrágio da alma do sacerdote falecido.
Natural da freguesia de São Sebastião de Lagos, onde nasceu a 26 de outubro de 1942, o monsenhor cónego José Pedro de Jesus Martins foi vigário-geral, vigário episcopal para a Pastoral e reitor do Seminário da Diocese do Algarve, para além de pároco de várias paróquias da diocese algarvia.
Foto: Folha de Domingo