Partilhar

Oito em cada 10 homens sofrem de Cancro da Próstata aos 80 anos em Portugal

No Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata a APDP, Associação Portuguesa de Doentes da Próstata, apela a que os portugueses deixem crescer o bigode e não o cancro.

17 Novembro 2022
Sandra M. Pinto

O mote da campanha de sensibilização acompanha o movimento Movember, que desafia todos os homens a deixarem crescer o bigode durante o mês de novembro com o objetivo de consciencializar e sensibilizar a população para os problemas de saúde masculinos como o cancro de próstata.

Em Portugal, a cada ano, são diagnosticados entre 5.000 a 6.000 novos casos de cancro da próstata. Este tipo de cancro tem a particularidade de evoluir de forma silenciosa e a probabilidade de sofrer de um tumor da próstata aumenta com a idade dos indivíduos – aos 80 anos, mais de 80% dos homens sofrem desta neoplasia.

O cancro da próstata é a segunda principal causa de morte por cancro na população masculina, sendo que no nosso país, aproximadamente 1.800 homens morrem por ano devido a esta doença.

Para José Graça, Vice-Presidente da APDP, “os dados que temos sobre a incidência do cancro da próstata em Portugal são preocupantes, mas o que nos deixa ainda mais alarmados é este ser um cancro com muito tabu associado, que por vezes acaba por levar a um rastreio tardio da doença.”
Na maior parte dos casos, durante a progressão do tumor, os doentes não têm qualquer sintoma e apenas nos exames de diagnóstico se consegue identificar a presença do tumor. “A nossa missão é trabalhar todos os dias para desmistificar e relembrar que é essencial fazer o rastreio. Só assim conseguimos evitar que o número de mortes associado à patologia continue a ser tão elevado”, acrescenta o Vice-Presidente da APDP.
De acordo com as recomendações das sociedades médicas urológicas, o rastreio ao cancro da próstata deve ser realizado por todos os homens a partir dos 50 anos. Contudo, se existir histórico familiar para esta doença, deve ser avaliado pelo médico qual o melhor momento para iniciar o rastreio.

É através dos exames de diagnóstico, toque rectal e análise do PSA (antigénio específico da próstata), que se consegue identificar a presença do tumor antes do aparecimento dos sintomas, avaliar o grau de progressão da neoplasia e a caracterizar o tumor. O toque rectal consiste na palpação da próstata para verificar o seu tamanho, consistência e eventual presença de nódulos. Com a análise ao sangue aos níveis de PSA é possível orientar o diagnóstico, embora a conclusão final dependa sempre da realização de uma biópsia prostática.
Fique a conhecer quais os fatores de risco e os sintomas a que deve estar atento relativamente a esta doença.
Fatores de risco:
• Idade avançada
• Histórico familiar
• Origem étnica
Homens com mais de 50 anos, que têm familiares que sofreram destes tumores ou são de raça negra, têm um risco superior.
Para além destes 3 principais fatores de risco, os níveis de testosterona também têm influência, uma vez que esta hormona é responsável pela degeneração e multiplicação das células da próstata. Existem ainda outros fatores de risco modificáveis, tais como as dietas ricas em gordura ou demasiado proteicas, a obesidade e a exposição a produtos tóxicos.

Sintomas mais frequentes:
• Dificuldade/urgência em urinar
• Micções dolorosas
• Dor ou desconforto na região
• Disfunção eréctil (registada apenas em alguns casos)

Na maioria dos casos, o tumor desenvolve-se sem manifestar qualquer sintoma. Os sintomas que surgem com mais frequência não são exclusivos do cancro da próstata.

O tipo e intensidade das queixas, dependem do estádio da doença. Nos casos em que o tumor metastizou, ou seja, ultrapassou os limites da próstata e afetou outros órgãos, podem existir sintomas diferentes e não relacionados com o aparelho urinário, como dores nos ossos, fadiga e cansaço.

Mais informações sobre o Cancro da Próstata
O cancro da próstata é um tumor maligno da próstata, uma glândula exclusivamente masculina, que se situa logo abaixo da bexiga e que envolve a uretra – o canal por onde passa a urina em direção ao exterior. O cancro surge devido a uma anomalia nas células glandulares. Em situações normais, as células crescem e dividem-se para formar novas células, das quais umas morrem e são substituídas por novas. No cancro, este mecanismo sofre alterações.
Em determinada altura, e por razões desconhecidas, as células tornam-se mais agressivas devido a alterações ou mutações no seu ADN. Começam a multiplicar-se de forma descontrolada e a um ritmo mais elevado do que as restantes células da próstata. Por outro lado, as células velhas e doentes não morrem, acumulando-se no órgão e dando, assim, origem ao tumor.

 

Mais Recentes

Se vir filas na Mercadona não estranhe: vão à procura deste novo produto que é a salvação para cabelos secos (custa menos de 3 euros)

há 3 horas

Os amantes do automobilismo já podem trazer as suas marcas de carros preferidas nos pés: basta adquirir estes luxuosos ténis

há 3 horas

É dos muitos que sofrem de insónia de forma recorrente? Relaxe: experimente esta infusão e durma melhor (já hoje)

há 3 horas

Estes 8 alimentos são tão ricos em proteínas que podem substituir o ovo 

há 4 horas

Todos queremos ter abundância e prosperar na vida: para o conseguir ponha já em prática estes conselhos

há 4 horas

Gostava de visitar a Assembleia da República? Se tudo correr bem, vai conseguir fazê-lo aos fins-de semana

há 4 horas

Era para ser antes, mas atraso não permite que o novo hospital desta cidade abra portas antes de 2026

há 4 horas

Orlando Bloom segue os passos de Cristiano Ronaldo, e não estamos a falar de futebol (mas sim de algo muito mais frio)

há 4 horas

Por mais de 10 milhões de euros a mansão secreta deste antigo presidente norte-americano está à venda

há 5 horas

Colocado o sinal de não incomodar, é hora de fechar a porta do aposento: hotéis revelam os pedidos de serviço de quarto mais estranhos (e loucos)

há 5 horas

Com 95 mil centenários este país bate recorde de longevidade (e é a casa da pessoa mais velha do mundo)

há 5 horas

Devido aos fogos que atingem Portugal esta companhia aérea permite mudar voos do Porto para Lisboa (sem custos para passageiros)

há 6 horas

Esta prestigiada universidade tem um curso que ensina como ser feliz: descobrimos 8 das suas principais lições

há 6 horas

Numa altura em que Portugal volta a ser fustigado pelo fogo, este livro chega para nos relembrar os incêndios de 2017

há 6 horas

Um dos mais notáveis romances em língua portuguesa publicados no século XX vai regressar às livrarias

há 6 horas

Conhecido pelo café de excelência, São Tomé e Príncipe é agora a “casa” de um “café impossível”: a responsabilidade é toda da Delta

há 6 horas

Brasil vai acolher mais dois hotéis desta companhia hoteleira portuguesa: descobrimos onde vão ficar localizados e podemos revelar que é o paraíso

há 6 horas

Esta é a infusão que deve beber regularmente para ter um abdômen saudável (e limpo), aconselha esta especialista

há 8 horas

Forte turbulência sentida por avião norte-americano causa hemorragias nos passageiros, obrigando o avião a pousar novamente

há 9 horas

Emirates e Museu do Futuro recebem a primeira Aviation Future Week

há 9 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.