Partilhar

Opinião: «A obesidade e as doenças do fígado»

Artigo de opinião de Gil Faria, cirurgião especialista em Cirurgia da Obesidade e Metabolismo, coordenador dos Centros de Tratamento da Obesidade do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, e do Grupo Trofa Saúde. Professor da FMUP e investigador clínico na área da Cirurgia Metabólica e Obesidade

15 Abril 2024
Gil Faria, cirurgião

“Doutor, mas eu nem bebo!” Esta é, hoje em dia, a frase mais ouvida perante um diagnóstico de cirrose hepática. Durante muitas décadas, a cirrose hepática era, quase exclusivamente, consequência do consumo alcoólico. No entanto, a doença hepática não alcoólica tem aumentado de incidência, especialmente a que atualmente se designa por MASLD (Metabolic dysfunction–associated liver disease) e constitui a principal causa de cirrose e falência hepática terminal.

A prevalência global da MASLD aumentou de 25%, no início do século, para cerca de 40% dos indivíduos adultos, em 2020. Um em cada quatro destes doentes tem Esteatohepatite associada a disfunção metabólica (MASH), que tem uma relação significativa a morbilidade e mortalidade. A MASH ocorre quando além da gordura no fígado se desenvolve inflamação e fibrose e pode evoluir para cirrose, falência hepática, cancro hepatocelular e morte.

A principal causa da MASLD é a obesidade e a adiposopatia (doença do tecido adiposo), bem como os distúrbios metabólicos acompanhantes (resistência à insulina/diabetes, dislipidemia e hipertensão). O aumento do risco de MASLD tem acompanhado de forma praticamente sobreponível o aumento global da obesidade. Mais de 80% dos doentes com MASH têm obesidade e o seu desenvolvimento aumenta com a idade e com a presença de diabetes.

O ponto mais importante do tratamento da MASLD é a perda de peso. Qualquer perda de peso, bem como qualquer prática de exercício físico, associam-se a melhoria na gravidade da doença hepática. Uma perda de peso superior a 10% do peso corporal, leva a uma resolução da NASH em >80% dos doentes e à regressão das alterações celulares (fibrose) já estabelecidas.

Foi recentemente aprovado nos EUA o primeiro medicamento especificamente para tratamento da MASH. No entanto, a sua eficácia é cerca de 3-4 vezes menor do que uma perda de peso >10% do peso corporal. Assim, confirma-se a absoluta dependência da MASH com o peso e da sua resolução com o tratamento da obesidade.

A cirurgia metabólica é o melhor tratamento disponível para a obesidade e as suas doenças associadas, incluindo a MASH. A perda de peso esperada com uma cirurgia metabólica é de >30% do peso corporal, sendo o único tratamento existente com essa magnitude de efeito. Melhora a diabetes, a hipertensão, a alteração do colesterol e a apneia do sono em >80% dos doentes; diminui o risco de cancro e de eventos cardiovasculares em >50%. A cirurgia metabólica resulta numa melhoria da MASH e da fibrose associada em >80% dos doentes, em muitos deles resultando numa reversão completa. Esta diminuição da inflamação e da fibrose do fígado vai prevenir a evolução para cirrose, evitar o desenvolvimento do carcinoma hepatocelular e diminuir o risco de morte por doença hepática. Diversos estudos têm comprovado este efeito em doentes com excesso de peso e obesidade, com qualquer das técnicas cirúrgicas atualmente disponíveis.

A cirurgia metabólica é extraordinariamente segura e mesmo os doentes com cirrose hepática (desde que compensada) podem ser submetidos a cirurgia em centros com experiência, sem aumento significativo do risco operatório.

Os únicos fatores associados com a eficácia da cirurgia metabólica no tratamento da doença hepática identificados até ao momento foram a magnitude da perda de peso e a idade jovem. Esta é mais uma das áreas que vem demonstrar que a eficácia da cirurgia metabólica é maior, quanto mais cedo for realizada no curso da doença da obesidade.

Mais Recentes

Rock ‘n’ Metro acontece já amanhã no Metropolitano de Lisboa: saiba onde e a que horas

há 41 minutos

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 55 minutos

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 2 horas

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 3 horas

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 3 horas

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 3 horas

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 3 horas

Novas suites La Première da Air France já levantaram voo entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK

há 4 horas

Este folar de Páscoa inspirou-se num doce conventual de Amarante (ninguém lhe resiste)

há 5 horas

Hospital Lusíadas Monsanto leva a palco peça de teatro sobre Alzheimer

há 5 horas

Restaurante CITRUS recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

há 6 horas

Rainha Camilla revela o “segredo” do seu casamento feliz com o Rei Carlos

há 7 horas

Depois da tablete viral, surge a tarte de chocolate do Dubai (que todos vão querer experimentar)

há 7 horas

O desafio está lançado: teste estes produtos do Lidl e ganhe vales de compras

há 7 horas

Truque para cozinhar salmão: aprenda como retirar a pele sem usar a faca

há 7 horas

Investigadores portugueses desenvolvem testes para prever benefício clínico da medicação em pessoas com Fibrose Quística

há 7 horas

Óbito: Morreu a modelo Lucy Markovic, estrela do Next Top Model da Austrália

há 7 horas

Revelada a causa oficial da morte do ator norte-americano Val Kilmer

há 7 horas

Necessidades nutricionais a partir dos 50 anos

há 7 horas

Penteados longos para mulheres com mais de 50 anos: abrace a elegância juvenil nesta primavera

há 8 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.