<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Opinião: Tecnologia, a cura para melhorar os serviços hospitalares

14 Novembro 2022
Sandra M. Pinto

Artigo de opinião de Aline Gómez-Acebo, CEO da Eniax.

O aumento da procura e a diminuição da capacidade tem sido um dos maiores desafios dos serviços hospitalares, que se agravou com a pandemia.

Por Aline Gómez-Acebo, CEO da Eniax

Mas, se a COVID-19 exerceu uma pressão negativa sobre o setor da saúde, foi também determinante para entender a urgência de encontrar a resolução para problemas estruturais nesta área e que a chave está na tecnologia.

Para além dos avanços com impacto muito positivo nas diferentes fases de tratamentos e necessidades dos pacientes, como exames e medicamentos, a tecnologia também pode (e deve) ter um papel crucial na gestão eficaz dos prestadores de saúde e na melhoria da experiência dos pacientes. A má qualidade do atendimento e os problemas na marcação de consultas e exames foram, de acordo com o Portal da Queixa, as principais reclamações dos portugueses no primeiro trimestre do ano.

Para responder a este cenário, procuram-se soluções inovadoras e eficientes, que apenas são possíveis através do recurso a sistemas de inteligência artificial, capazes de gerir a relação entre o paciente e o serviço hospitalar de forma humanizada e assegurar a marcação e remarcação de consultas, exames e tratamentos, bem como a gestão das faltas e das listas de espera e o acompanhamento dos pacientes.

A resposta está em ferramentas digitais baseadas em tecnologia artificial. No caso da Eniax, através de um motor de processamento de linguagem natural, conseguimos reduzir em mais de 60% as chamadas recebidas relacionadas com marcação de consultas, confirmação e lembretes de consultas e em 50% as faltas a compromissos médicos. Em Espanha e na América Latina, este é também muito relevante no apoio à resolução de um problema estrutural nos serviços de saúde públicos ao assegurar um acompanhamento personalizado e em tempo real a cada paciente.

Estes resultados permitem garantir não só um maior número de consultas efetivas e o fornecimento de informações em tempo real, como também ganhos de produtividade na cadeia de valor da saúde e o decréscimo do descontentamento dos pacientes. Esta tecnologia permite ainda fornecer

dados de gestão que, para além de apoiar a procura, oferecem uma melhor e mais abrangente visão da forma ótima de gerir a oferta.

A digitalização é o mote para uma transformação radical positiva neste setor e a cura dos principais sintomas sentidos tanto pela sociedade em geral como pelo setor em particular.

Mais Recentes

Celebre o verão com um brunch e acesso diário à piscina: tudo neste hotel

há 8 horas

Opinião: «Hiper-realistas, bebés reborn podem ser confundidos com bebés reais: brinquedo ou apoio emocional?», Alberto Lopes, neuropsicólogo/hipnoterapeuta

há 9 horas

5 dicas essenciais para vender os seus produtos em segunda mão

há 9 horas

Médico de Família: «O seu médico, sempre presente», Deolinda Chaves Beça, médica de família

há 9 horas

Água termal, temperatura a 30ºC e sem paredes: estas são as únicas termas ao ar livre em Portugal (continental)

há 9 horas

«Não use estes medicamentos; se usados em excesso, pode ter efeitos semelhantes aos da cocaína», alerta especialista

há 10 horas

Acabaram-se as picadas de agulha dos diabéticos: este invenção controla a glicemia com mais precisão

há 10 horas

Este é o “café mais bonito do mundo”: turistas fazem fila para entrar e um café pode custar 13 euros

há 10 horas

Para conhecer já hoje: estes são os 8 benefícios da masturbação

há 11 horas

Faça com que as almofadas e os travesseiros durem mais tempo: ponha em prática este truque

há 11 horas

Procure imediatamente o médico se sentir estas dores

há 11 horas

Água com gás: é ou não saudável?

há 12 horas

Se já passou dos 50: jamais coma estes alimentos à noite

há 12 horas

Projeto Universitário Contra o Cancro: como falar com jovens adolescentes?

há 13 horas

Esta é razão que leva a barriga a fazer barulho quando está vazia

há 13 horas

Nunca mais deite fora esta parte da cenoura: é um bônus para a saúde

há 14 horas

Óbito: Morreu o apresentador espanhol Manuel Torreiglesias

há 14 horas

Microplásticos inalados desativam células do sistema imunitário pulmonar

há 14 horas

4% da população adulta em Portugal sofre de uma doença mental grave

há 15 horas

Primeiro transplante de bexiga do mundo realizado com sucesso nos Estados Unidos

há 15 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.