O aumento da procura e a diminuição da capacidade tem sido um dos maiores desafios dos serviços hospitalares, que se agravou com a pandemia.
Por Aline Gómez-Acebo, CEO da Eniax
Mas, se a COVID-19 exerceu uma pressão negativa sobre o setor da saúde, foi também determinante para entender a urgência de encontrar a resolução para problemas estruturais nesta área e que a chave está na tecnologia.
Para além dos avanços com impacto muito positivo nas diferentes fases de tratamentos e necessidades dos pacientes, como exames e medicamentos, a tecnologia também pode (e deve) ter um papel crucial na gestão eficaz dos prestadores de saúde e na melhoria da experiência dos pacientes. A má qualidade do atendimento e os problemas na marcação de consultas e exames foram, de acordo com o Portal da Queixa, as principais reclamações dos portugueses no primeiro trimestre do ano.
Para responder a este cenário, procuram-se soluções inovadoras e eficientes, que apenas são possíveis através do recurso a sistemas de inteligência artificial, capazes de gerir a relação entre o paciente e o serviço hospitalar de forma humanizada e assegurar a marcação e remarcação de consultas, exames e tratamentos, bem como a gestão das faltas e das listas de espera e o acompanhamento dos pacientes.
A resposta está em ferramentas digitais baseadas em tecnologia artificial. No caso da Eniax, através de um motor de processamento de linguagem natural, conseguimos reduzir em mais de 60% as chamadas recebidas relacionadas com marcação de consultas, confirmação e lembretes de consultas e em 50% as faltas a compromissos médicos. Em Espanha e na América Latina, este é também muito relevante no apoio à resolução de um problema estrutural nos serviços de saúde públicos ao assegurar um acompanhamento personalizado e em tempo real a cada paciente.
Estes resultados permitem garantir não só um maior número de consultas efetivas e o fornecimento de informações em tempo real, como também ganhos de produtividade na cadeia de valor da saúde e o decréscimo do descontentamento dos pacientes. Esta tecnologia permite ainda fornecer
dados de gestão que, para além de apoiar a procura, oferecem uma melhor e mais abrangente visão da forma ótima de gerir a oferta.
A digitalização é o mote para uma transformação radical positiva neste setor e a cura dos principais sintomas sentidos tanto pela sociedade em geral como pelo setor em particular.