As pesquisas apontam para que essa atenção tem se iniciado mais cedo. Atualmente, já é possível receber orientação a partir dos 20 anos de idade e os cuidados devem ser implementados o resto da vida. Tudo em favor de ter uma aparência descansada e uma pele vistosa.
No entanto, é importante definir os cuidados específicos para cada faixa-etária a fim de alcançar os melhores e mais prolongados resultados.
Os especialistas recomendam que, dos 20 aos 25 anos, os focos sejam a proteção solar e cuidados tópicos com a pele, dos 26 aos 35 é o momento para iniciar a profilaxia de rugas dinâmicas e, a partir dos 35 anos, chega a vez da restauração do volume da face, perdido durante o processo de envelhecimento.
Além dos cuidados próprios para cada faixa-etária, existem também os tratamentos para as queixas individuais e que devem ser avaliados juntamente com o médico.
As dicas para os consumidores que querem retardar o envelhecimento são o uso do protetor solar contra o fotoenvelhecimento, além da hidratação diária.