Os primeiros Jogos Olímpicos aconteceram no século VIII A.C. em Olímpia, na Grécia. Eram realizados a cada quatro anos e assim continuaram por 12 séculos. No IV século D.C., todos os festivais pagãos foram proibidos pelo Imperador Teodósio I, e isso incluiu também os Jogos Olímpicos.
A tradição foi retomada cerca de 1500 anos depois. Os primeiros Jogos Olímpicos modernos foram realizados em 1896 na Grécia.
Na Grécia antiga, os atletas não se preocupavam com patrocínio, proteção ou moda, eles competiam nus. naquela época, os jogos duravam de cinco a seis meses.
De 1924 a 1992, os jogos de Inverno e Verão aconteciam no mesmo ano, agora acontecem em ciclos separados e alternados a cada dois anos.
Durante os Jogos de Londres em 2012, a Vila Olímpica solicitou aproximadamente 165 mil toalhas para um período de apenas duas semanas.
As línguas oficiais dos jogos são Inglês e Francês, complementadas pela língua oficial do país sede.
De 1912 a 1948, pintores, escultores, arquitetos, escritores e músicos competiam por medalhas em suas respetivas áreas, participando nos Jogos Olímpicos.
Durante os Jogos de 1936 em Berlim, dois polos-vaulters japoneses empataram em segundo lugar. Em vez de competir pela medalha, eles cortaram as medalhas de prata e bronze no meio e fundiram as duas metades diferentes para que cada um deles ficasse com meia-prata e meio-bronze.
A chama Olímpica deve estar acesa durante todo o evento.
Em 2012 aconteceram os primeiros Jogos Olímpicos em que todos os países enviaram atletas mulheres.