O ácido hialurónico é uma substância produzida naturalmente pelo corpo e encontrada na composição da pele, mas, da mesma forma que o colágeno, a sua concentração diminui devido ao processo de envelhecimento. Por isso deve ser reposto em formato de tratamento. Seja na formulação de diversos dermocosméticos ou como preenchimento injetável, o ativo consegue atrair moléculas de água para manter a pele hidratada e preenchida, além de ser responsável pela reparação e regeneração dos tecidos.
De acordo com a dermatologista Apolônia Sales, uma pele rica em ácido hialurónico é lisa, elástica e uniforme. “Isso acontece porque ele sustenta preenchendo o tecido, regulando a quantidade de água e prevenindo o envelhecimento”.
Presente em cosméticos e em preenchedores injetáveis, a substância tem resultados diversos. “O injetável tem efeito imediato. É um gel composto de ácido hialurónico que reduz a profundidade das rugas, repõe a perda de volume, preenche os espaços e hidrata a região”. Já o encontrado em cremes, melhora o aspeto e textura da pele, promove luminosidade, o glow natural e suaviza as linhas finas.
Como se trata de um composto naturalmente produzido pelo nosso organismo, não existe contraindicação de uso, nem faixa etária específica.