<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Parte das relíquias de São Vicente regressa ao Algarve passado 850 anos

Uma parte dos restos mortais de São Vicente, padroeiro da diocese do Algarve, foi trasladada no domingo de Lisboa para Faro, onde passará a ser venerado, a partir da Quaresma, num altar na Sé da capital algarvia.

A diocese do Algarve espera que a relíquia “estimule ao testemunho corajoso da fé e à autenticidade da vida cristã”, disse à agência Lusa o padre Carlos Aquino, chantre do cabido da Sé de Faro, uma espécie de diretor do colégio dos clérigos.

O bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, deslocou-se no domingo a Lisboa, cuja diocese tem também São Vicente como patrono, para receber uma relíquia do mártir.

Segundo o padre Carlos Aquino, trata-se do osso de um dedo do que resta da mão de São Vicente, relíquia autenticada que tinha sido levada do Algarve e se encontrava na Sé de Lisboa desde há 850 anos.

Está a ser construído um altar na Sé de Faro para expor a relíquia à veneração dos crentes, acrescentou, sublinhando que está a ser organizado um programa espiritual para a passagem da relíquia por todas as paróquias da diocese, depois da Páscoa.

A diocese do Algarve tinha pedido em novembro último ao patriarcado de Lisboa a cedência de parte das relíquias de São Vicente.

Numa nota pastoral, o bispo do Algarve refere ter o desejo de que “a palma do martírio de S. Vicente continue, com a sua intercessão, viçosa e verdejante no coração dos cristãos algarvios”.

A ligação de São Vicente ao crescimento da Igreja no Algarve levou o antigo bispo D. Francisco Gomes de Avelar – por rescrito da Sagrada Congregação dos Ritos de 13 de fevereiro de 1794 -, a proclamá-lo como padroeiro principal da diocese.

O santo foi um jovem diácono da Igreja de Saragoça, em Espanha, que foi torturado em Valência, no ano de 304, durante a perseguição aos cristãos.

O primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, mandou construir o Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa, para lhe agradecer o sucesso da conquista de Lisboa aos mouros.

D. Afonso Henriques, por sua iniciativa, em 1173, trasladou o corpo do mártir para Lisboa, a partir do cabo de São Vicente, em Sagres, no Algarve, onde se encontrava desde o século VIII.

Mais Recentes

O que as posições sexuais favoritas dos homens revelam sobre eles

há 13 horas

Parece magia: esta mistura simples deixa os vidros a brilhar em minutos

há 16 horas

Limpa a tábua assim? Cuidado: pode estar cheia de bactérias

há 16 horas

Sente-se ansioso? Estas 2 técnicas de respiração vão acalmá-lo em menos de 1 minuto

há 17 horas

Depois de conhecer estas dicas, nunca mais vai descascar fruta da mesma maneira

há 17 horas

Beber água antes de dormir: hábito perigoso ou segredo para um sono melhor? A resposta vai surpreender

há 17 horas

O segredo para ter ossos fortes que ninguém lhe contou: saiba como evitar fraturas

há 18 horas

O segredo das celebridades para cabelos finos com volume? Estes 6 passos simples (e sem quimicos)

há 18 horas

Descubra a mistura secreta que vai deixar a sua casa com cheiro de limpeza durante horas

há 18 horas

Nunca faz a cama? Saiba o que isso pode revelar sobre a sua personalidade

há 19 horas

Porque é que o chocolate fica branco? A verdade que quase ninguém sabe

há 19 horas

Evite estas 5 armadilhas: o que nunca deve guardar em caixas de cartão

há 19 horas

Vai reformar-se? Estes são os 5 países onde viver bem custa menos do que pensa

há 19 horas

Abastecer o carro vai ficar muito mais fácil com esta dica que quase ninguém usa

há 20 horas

Quando a velocidade encontra o design: a nova era das sapatilhas que todos comentam

há 20 horas

Surpresa no céu: Qatar Airways conquista título de Melhor Companhia Aérea do Mundo pela 9ª vez (consecutiva)

há 21 horas

Já reparou que os voos estão mais longos? A verdade que as companhias não querem divulgar

há 21 horas

Qual é o pior lugar para guardar o seu passaporte? A resposta vai surpreender

há 22 horas

Quando o sucesso é um pesadelo: personagens famosas que os atores detestaram interpretar

há 22 horas

Casamentos arruinados, racismo e escândalos sexuais: a outra face da realeza britânica

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.