Partilhar

Património religioso pode mitigar crise habitacional, revela este estudo

saiba mais sobre estas conclusões.

18 Outubro 2023
Forever Young

O património religioso abandonado ou subaproveitado pode ser reaproveitado para alojar pessoas em situação de vulnerabilidade, defende o investigador do centro de estudos Dinâmia’CET – ISCTE, Rolando Volzone.

Numa nota que antecipa a 4.ª edição da conferência internacional “Arquiteturas da Alma”, que decorre de quinta-feira a sábado no Mosteiro da Batalha sob coordenação do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, o investigador critica também o impacto do programa de valorização do património Revive.

Rolando Volzone, que na Batalha fará uma intervenção sobre “Dinâmicas do património monástico”, entende que “não se deve olhar para o património monástico-conventual apenas como monumentos”.

“Essa dimensão é obviamente importante, mas os edifícios podem e devem estar ao serviço da comunidade para outros fins, nomeadamente como instrumento de mitigação da crise habitacional”, afirma o investigador do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território – Dinâmia.

Em Lisboa, exemplifica, uma secção do claustro do Convento das Bernardas, onde atualmente funciona o Museu das Marionetas, já é utilizada para realojamento de famílias.

De acordo com dados divulgados pela organização da conferência “Arquiteturas da Alma”, em Portugal só cerca de 1% do património religioso católico é utilizado para as suas funções originais.

O restante está disponível para outras utilizações, apesar de uma grande parte estar em ruínas. Para o investigador, esses espaços podem ser reaproveitados para alojar pessoas em situação de vulnerabilidade.

Rolando Volzone critica, por isso, a opção fomentada pelo Turismo de Portugal através do programa Revive, que visa reaproveitar espaços religiosos para fins de lazer e hospedagem, colocando o património público ao serviço do turismo, sobretudo do setor da hotelaria.

“Estamos a assistir a uma autêntica despersonalização do nosso património a favor da rentabilidade. Como o Estado e as câmaras municipais não têm possibilidade de manter os espaços e dar-lhe funções viáveis, acabam por concedê-los a investidores privados, que decidem construir mais hotéis e empreendimentos de luxo”, aponta.

O problema, acrescenta, “é que há uma loucura de multiplicar hotéis, cujos impactos raramente se traduzem em criação de rendimentos e de melhoria de condições de vida nas comunidades em que se inserem”.

Segundo dados a apresentar na conferência “Arquiteturas da Alma”, há cada vez mais património religioso ao abandono.

Numa análise do especialista do Dinâmica à região alentejana, concluiu-se que dos 131 mosteiros e conventos, apenas metade tem funções classificadas, sendo que 25% se encontra subutilizado ou totalmente abandonado.

Apenas cerca de 50% tem proteção legal, acabando a outra parte por cair num estado de degradação, revela Volzone.

Com o mote “Entender o passado para mudar o futuro”, a 4.ª edição de “Arquiteturas da Alma” tornará públicos um conjunto de trabalhos académicos sobre a história, orientada ao futuro.

A utilização da tecnologia a favor da conservação arquitetónica, a sustentabilidade, a comunicação e o legado do património monástico-conventual serão alguns dos temas em análise.

 

Mais Recentes

Longevidade: fique a par das 8 dicas para viver mais de 100 anos

há 12 horas

Alerta: «Medicamentos naturais “destroem” o fígado», afirma estudo

há 12 horas

Viva a segunda-feira sem stress: descubra as 8 dicas para começar a semana mais motivado

há 13 horas

Óbito: Morreu Clem Burke, baterista dos Blondie

há 13 horas

Glaucoma: descoberta substância química que impede o seu desenvolvimento

há 13 horas

Dormir com luz acesa pode aumentar risco de diabetes, revela estudo

há 13 horas

Não acelere o envelhecimento: deixe já de fazer estas 7 coisas

há 14 horas

Mulher madura e feliz: por que os 50 anos são os novos 30?

há 14 horas

Óbito: Morreu Craig Ainsworth, antigo guarda-costas de Victoria e David Beckham

há 14 horas

Lembra-se de Marilyn Monroe? Conheça as 6 lições que a atriz nos deixou

há 14 horas

Óbito: Morreu Jay North, ator da série ‘Dennis, o Pimentinha’

há 14 horas

Perda de peso: que medicamentos estão ou não autorizados em Portugal e qual a sua eficácia

há 15 horas

Reposição hormonal feminina: uma mão cheia de perguntas (e as respostas)

há 15 horas

Sabia que quando tem fome pode ser o seu corpo a dizer que tem sede?

há 15 horas

Óbito: Morreu o fadista António Severino

há 15 horas

MC promove saúde mental e bem-estar com o apoio de Marisa Liz

há 15 horas

Opinião: «A saúde da mulher é um tema fundamental, apesar de pouco falado», Sofia Carvalho Pinto, médica especializada em medicina preventiva e longevidade

há 16 horas

Dia Mundial da Saúde: Insatisfação dos utentes aumentou com mais de 1200 queixas no primeiro trimestre

há 17 horas

Literacia em saúde: o papel da informação na promoção de hábitos mais saudáveis

há 17 horas

Óbito: Morreu Miguel Cunha, ex-jogador e presidente do Riachense

há 17 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.